Publication
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha | |
dc.contributor.author | Luz, Cláudia Joana Sousa | |
dc.date.accessioned | 2016-09-19T08:41:05Z | |
dc.date.available | 2016-10-19T00:30:09Z | |
dc.date.issued | 2016-06 | |
dc.description.abstract | O presente relatório tem como intuito a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, alicerçando-se em torno das práticas pedagógicas vivenciadas nos dois níveis de ensino supramencionados. Por conseguinte, estas intervenções concretizaram-se na EB1/PE da Achada, nomeadamente na turma do 4.ºA, no período entre 13 de outubro e 15 de dezembro e no Infantário “O Carrocel”, na sala laranja, de 6 de abril a 3 de junho. Visando uma prática estruturada e adequada aos grupos em questão e a real construção de aprendizagens significativas, primeiramente serão revelados os pressupostos teóricos e metodológicos que guiaram todo este percurso e permitiram que as crianças fossem elas próprias as construtoras da sua aprendizagem. Não obstante, a observação e a reflexividade na docência foram pontos igualmente primordiais na identificação de problemáticas, mais concretamente no âmbito das competências comunicativas e sociais de ambos os grupos, sendo estas desenvolvidas em torno da metodologia de Investigação-Ação. Desta forma, as questões encontradas foram respetivamente Como desenvolver competências de comunicação em crianças com dificuldades nesta área?, no que concerne ao grupo do 4.ºA, e Como desenvolver as relações interpessoais e de pares num grupo de crianças de PréEscolar?, relativamente ao grupo da sala laranja. Por outro lado, a organização de todo o ambiente educativo e as sequências didáticas, a partir das quais toda a práxis se sucedeu, ocuparão um lugar de destaque no corpo deste relatório. Sendo por fim, tecido todo o processo de reflexão após o culminar destas duas práticas pedagógicas, que evidenciaram o primeiro desafio enquanto futura profissional da área da educação e consistirão claramente na base para um longo e contínuo percurso de formação. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201343185 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1236 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ciências da educação | pt_PT |
dc.subject | Investigação-acção | pt_PT |
dc.subject | Processo de reflexão | pt_PT |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Escola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da Achada | pt_PT |
dc.subject | Infantário O Carrocel | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Dimensão curricular | pt_PT |
dc.subject | Identidade profissional | pt_PT |
dc.subject | Docente | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Estágios pedagógicos | pt_PT |
dc.subject | Relatório | pt_PT |
dc.subject | Pressupostos teóricos e metodológicos | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 1.º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Formação | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |