Publication
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.author | Olim, Carla Marília Gonçalves Correia | |
| dc.date.accessioned | 2020-01-28T14:27:34Z | |
| dc.date.accessioned | 2020-01-28T14:27:39Z | |
| dc.date.available | 2020-01-28T14:27:34Z | |
| dc.date.available | 2020-01-28T14:27:39Z | |
| dc.date.issued | 2019-11-14 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório assenta num compêndio do conhecimento teórico-prático construído ao longo do percurso de formação inicial para a docência nas vertentes de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Segmentado em três partes distintas, mas complementares, este relatório procura expor os pressupostos teóricos e metodológicos que orientaram a ação educativa e, subsequentemente, fornecer uma visão abrangente, sustentada e reflexiva das práticas pedagógicas desenvolvidas nos diferentes contextos educativos. As intervenções pedagógicas, assentes em princípios orientadores comuns pautados pela reflexão, cooperação, autonomia e flexibilidade, realizaram-se na Escola Básica com Pré-Escolar da Ladeira, na sala da Pré III e na Escola Básica com Pré-Escolar e Creche Eng.º Luís Santos Costa, Machico, com a turma do 4.º N e com a turma do 1.º F. A metodologia de investigação-ação foi a pedra basilar da prática educativa tanto na valência Pré-Escolar, no âmbito da qual se procurou dar resposta à questão: “Como estimular e promover as competências sociomorais das crianças da sala Pré III?”, como no 1.º Ciclo do Ensino Básico, considerando a questão: “De que forma atividades desenvolvidas no quadro do ensino experimental poderão estimular o carácter críticoreflexivo dos alunos da turma do 4.º N?”. Já na turma do 1.º F versou particularmente sobre uma abordagem subjacente às particularidades desta etapa do Ensino Básico, que pressupõe uma boa articulação pedagógica com a valência anterior baseada na premissa de que as atividades lúdicas são cruciais para potenciar a motivação e aprendizagem significativa dos alunos. | pt_PT |
| dc.description.abstract | The present work is based on a compendium of theoretical and practical knowledge gathered along the path of initial teacher training in the framework of PreSchool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. Segmented into three different but complementary parts, this report seeks to put forward the theoretical and methodological principles that underlayed the educational action and, subsequently, provide a thorough, founded and reflexive overview of the teaching practices developed in the scope of distinct educational contexts. The pedagogical practices, based on common guiding principles oriented by reflection, cooperation, autonomy and flexibility, were held in Escola Básica com Pré-Escolar da Ladeira, with the Pré III class, and in Escola Básica com Pré-Escolar e Creche Eng.º Luís Santos Costa, Machico with the 4th N and 1st F grades. Action-Research methodology was the corner-stone of the pedagogical practices, not only in the context of Pre-School Education, with na attempt to answer the question: “How to stimulate and promote the social and moral abilities of the children of Pré III class?”, but also in the scope of Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, where the considered question was: “In what way activities developed in the framework of experimental practice might stimulate the critical and reflective character of the students from the 4. º N class?”. Already with the class 1st F was mainly subordinated to an approach which emphasized a good pedagogical articulation with the previous cycle based on the premiss that playful activities are crucial to boost the student’s motivation and meaningful learning. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202374580 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/2703 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
| dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
| dc.subject | Prática pedagógica reflexiva | pt_PT |
| dc.subject | Desenvolvimento sociomoral | pt_PT |
| dc.subject | Ensino experimental | pt_PT |
| dc.subject | Pre-school Education | pt_PT |
| dc.subject | 1st Cycle of Basic Education | pt_PT |
| dc.subject | Action-research | pt_PT |
| dc.subject | Reflective pedagogical practice | pt_PT |
| dc.subject | Social and moral development | pt_PT |
| dc.subject | Experimental teaching | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.subject | . | pt_PT |
| dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
| dc.title | Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
