Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.authorOlim, Carla Marília Gonçalves Correia
dc.date.accessioned2020-01-28T14:27:34Z
dc.date.accessioned2020-01-28T14:27:39Z
dc.date.available2020-01-28T14:27:34Z
dc.date.available2020-01-28T14:27:39Z
dc.date.issued2019-11-14
dc.description.abstractO presente relatório assenta num compêndio do conhecimento teórico-prático construído ao longo do percurso de formação inicial para a docência nas vertentes de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Segmentado em três partes distintas, mas complementares, este relatório procura expor os pressupostos teóricos e metodológicos que orientaram a ação educativa e, subsequentemente, fornecer uma visão abrangente, sustentada e reflexiva das práticas pedagógicas desenvolvidas nos diferentes contextos educativos. As intervenções pedagógicas, assentes em princípios orientadores comuns pautados pela reflexão, cooperação, autonomia e flexibilidade, realizaram-se na Escola Básica com Pré-Escolar da Ladeira, na sala da Pré III e na Escola Básica com Pré-Escolar e Creche Eng.º Luís Santos Costa, Machico, com a turma do 4.º N e com a turma do 1.º F. A metodologia de investigação-ação foi a pedra basilar da prática educativa tanto na valência Pré-Escolar, no âmbito da qual se procurou dar resposta à questão: “Como estimular e promover as competências sociomorais das crianças da sala Pré III?”, como no 1.º Ciclo do Ensino Básico, considerando a questão: “De que forma atividades desenvolvidas no quadro do ensino experimental poderão estimular o carácter críticoreflexivo dos alunos da turma do 4.º N?”. Já na turma do 1.º F versou particularmente sobre uma abordagem subjacente às particularidades desta etapa do Ensino Básico, que pressupõe uma boa articulação pedagógica com a valência anterior baseada na premissa de que as atividades lúdicas são cruciais para potenciar a motivação e aprendizagem significativa dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractThe present work is based on a compendium of theoretical and practical knowledge gathered along the path of initial teacher training in the framework of PreSchool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. Segmented into three different but complementary parts, this report seeks to put forward the theoretical and methodological principles that underlayed the educational action and, subsequently, provide a thorough, founded and reflexive overview of the teaching practices developed in the scope of distinct educational contexts. The pedagogical practices, based on common guiding principles oriented by reflection, cooperation, autonomy and flexibility, were held in Escola Básica com Pré-Escolar da Ladeira, with the Pré III class, and in Escola Básica com Pré-Escolar e Creche Eng.º Luís Santos Costa, Machico with the 4th N and 1st F grades. Action-Research methodology was the corner-stone of the pedagogical practices, not only in the context of Pre-School Education, with na attempt to answer the question: “How to stimulate and promote the social and moral abilities of the children of Pré III class?”, but also in the scope of Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, where the considered question was: “In what way activities developed in the framework of experimental practice might stimulate the critical and reflective character of the students from the 4. º N class?”. Already with the class 1st F was mainly subordinated to an approach which emphasized a good pedagogical articulation with the previous cycle based on the premiss that playful activities are crucial to boost the student’s motivation and meaningful learning.pt_PT
dc.identifier.tid202374580pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2703
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectPrática pedagógica reflexivapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento sociomoralpt_PT
dc.subjectEnsino experimentalpt_PT
dc.subjectPre-school Educationpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectAction-researchpt_PT
dc.subjectReflective pedagogical practicept_PT
dc.subjectSocial and moral developmentpt_PT
dc.subjectExperimental teachingpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoCarlaOlim.pdf
Size:
4.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: