Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A origem e o papel dos Serviços Educativos dos Museus da RAM: uma abordagem

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Atualmente os museus possuem uma vasta diversidade de atividades direcionadas ao público visitante. As atividades desenvolvidas pelos serviços educativos das instituições museológicas têm como propósito promover a participação dos visitantes no seu programa educativo e cultural. Neste sentido, as atividades educativas desenvolvidas por estes serviços potenciam a construção de novos conhecimentos, o que, por sua vez, desperta as aptidões naturais do público visitante. Após ter feito o enquadramento da temática deste trabalho, foi feito o registo histórico de oito instituições museológicas, de forma a compreender as suas origens. O capítulo seguinte incidiu no enquadramento histórico do serviço educativo, dos princípios educacionais e das atividades educativas e culturais dos oito museus em análise. Desta forma, e com base na informação recolhida, procedi à comparação entre os museus abordados de acordo com as atividades que cada um desenvolve. O conjunto deste tipo de iniciativas e os eventos das instituições museológicas que incentivam a participação do visitante, constituem um complemento importante da visita. Os serviços educativos dos museus têm este papel e é, essencialmente, esse aspecto que tentaremos desenvolver neste trabalho. A tutela de cada museu tem feito o possível para desenvolver um diverso número de atividades educativas e culturais direcionadas para o público visitante, especialmente o público escolar, alocando os recursos disponíveis e, também dentro do possível, articulando-se com o grau de conhecimento dos visitantes, tal como dos programas das instituições visitantes.
Currently, museums have a wide range of activities aimed at the visiting public. The activities developed by the educational services of the museological institutions aim to promote the participation of visitors in their educational and cultural program. In this sense, the educational activities developed by these services enhance the construction of new knowledge, which, in turn, awakens the natural aptitudes of the visiting public. After framing the theme of this work, the historical record of eight museological institutions was made, in order to understand their origins. The next chapter focused on the historical background of the educational service, the educational principles and the educational and cultural activities of the eight museums under analysis. In this way, and based on the information collected, I proceeded to compare the museums approached according to the activities that each one develops. The set of this type of initiatives and the events of the museological institutions that encourage the participation of the visitor, constitute an important complement to the visit. The educational services of museums have this role and it is essentially that aspect that we will try to develop in this work. The tutelage of each museum has done its best to develop a diverse number of educational and cultural activities aimed at the visiting public, especially the school audience, allocating the available resources and, as far as possible, articulating with the degree of knowledge of the visitors, as well as the programs of visiting institutions.

Description

Keywords

Museu Serviços Educativos Atividades educativas e culturais Público visitante Tutela Madeira (Portugal) Museum Educational Services Educational and cultural activities Visitors Tutelage Estudos Regionais e Locais . Faculdade de Artes e Humanidades

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License