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XpressTrades: aplicação Android para troca de itens
dc.contributor.advisor | Baras, Karolina | |
dc.contributor.advisor | Brito, Lina Maria Pestana Leão de | |
dc.contributor.author | Fernandes, Eduardo Manuel Vieira | |
dc.date.accessioned | 2015-06-24T14:16:07Z | |
dc.date.available | 2015-06-24T14:16:07Z | |
dc.date.issued | 2014-11 | |
dc.description.abstract | As pessoas que gostam de comprar videojogos e livros, ao final de algum tempo, verificam que têm muitos destes itens armazenados e que já não os utilizam. Se estas pessoas não tiverem o intuito de criar uma coleção desses itens, irão, provavelmente se desfazer deles, por exemplo deitando-os fora. Neste contexto, apresenta-se uma aplicação para dispositivos móveis que possuam o sistema operativo Android, designada de XpressTrades. Esta aplicação visa resolver o problema descrito acima, tornando as trocas de jogos e de livros mais fácil, ajudando os seus utilizadores a reutilizarem os seus itens e a os utilizarem como moeda de troca. Juntamente com esta aplicação foi desenvolvida uma Web API, utilizando a framework ASP.NET, a qual é utilizada pela aplicação para esta poder funcionar. Embora este projeto de mestrado se tenha focado no desenvolvimento de uma aplicação especificamente para a troca de jogos e de livros, a aplicação foi desenhada e desenvolvida de forma modular e está preparada para ser estendida à troca de qualquer tipo de itens. A aplicação XpressTrades reúne diversas particularidades que tornarão as trocas de itens mais rápidas e eficientes. Algumas delas são: a apresentação da lista de proprietários ordenados por distância em relação ao utilizador e a apresentação de uma lista de itens recomendados com base no histórico de visualizações de itens realizadas pelo utilizador, ou seja, com base nos seus interesses. Relativamente à metodologia utilizada no desenvolvimento deste projeto, dado que a ideia surgiu do autor deste trabalho, recorreu-se primeiramente a inquéritos para se averiguar se as pessoas realmente revelavam interesse neste projeto e investigou-se também a existência de aplicações semelhantes. Seguidamente, utilizou-se a técnica de brainstorming para gerar as ideias e criou-se protótipos de baixa fidelidade para testar a interface de utilizador. Na fase de implementação, seguiu-se o seguinte ciclo para cada funcionalidade: prototipagem, testes com os utilizadores e correções dos erros detetados nos testes. | por |
dc.identifier.tid | 201141167 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/837 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Android | por |
dc.subject | Aplicação móvel | por |
dc.subject | Livros | por |
dc.subject | Vídeojogos | por |
dc.subject | Trocas | por |
dc.subject | Engenharia Informática | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Exatas e da Engenharia | por |
dc.title | XpressTrades: aplicação Android para troca de itens | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Engenharia Informática | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Informática | por |