Publication
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Alves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira | |
dc.contributor.author | Jesus, José Gabriel Abreu de | |
dc.date.accessioned | 2016-07-21T10:31:41Z | |
dc.date.available | 2016-08-21T00:30:09Z | |
dc.date.issued | 2012-09 | |
dc.description.abstract | O Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária de Francisco Franco, constituiu um processo de formação, onde o professor estagiário teve a oportunidade de aplicar os seus conhecimentos, adquiridos no âmbito da licenciatura e do mestrado, no contexto escolar. Este relatório apresenta uma descrição e reflexão sobre o processo de Estágio, apresentando todos os procedimentos adotados e opções tomadas, relativamente às linhas programáticas do Estágio Pedagógico, isto é: a prática letiva, as atividades de intervenção na comunidade escolar, as atividades de integração no meio e as atividades de natureza científico-pedagógica. A prática letiva englobou a Gestão do processo de Ensino-Aprendizagem, onde adquiriram-se capacidades de planeamento, de realização e de controlo das aulas, procurando sempre promover um ambiente de aprendizagem favorável para a progressão dos alunos. Também contemplou as assistências às aulas de outros professores, onde foi possível observar e refletir relativamente a diferentes estratégias e metodologias de ensino. As atividades de intervenção na comunidade escolar abarcaram o projeto “O Franquinho”, que envolveu toda a comunidade escolar (professores, alunos, funcionários e encarregados de educação), e consistiu num evento pontual onde realizaram-se atividades relacionadas com a Educação Física e com as diferentes áreas do conhecimento, estabelecendo-se fenómenos de transdisciplinaridade. As atividades de integração no meio, relacionadas com a direção de turma, envolveram a caraterização da turma e um estudo de caso a um aluno com problemas cardíacos. Quanto à ação de extensão curricular realizou-se uma visita de estudo relacionada com a modalidade do Golfe. Na atividade de natureza científico-pedagógica individual explorou-se a importância do desenvolvimento da aptidão física nas aulas de Educação Física e na vida quotidiana. Na atividade de natureza científico-pedagógica coletiva abordaram-se temáticas relacionadas com a Educação Física e Desporto, nomeadamente as ideias e perspetivas do professor João Mateus e a sua aplicabilidade neste contexto. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1217 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Relatório de estágio | pt_PT |
dc.subject | Desporto | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Estágio | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Gestão | pt_PT |
dc.subject | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio realizado na Escola Secundária de Francisco Franco | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |