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Customizing Experiences for Mobile Virtual Reality

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapt_PT
dc.contributor.advisorCameirão, Mónica da Silva
dc.contributor.advisorBermúdez i Badia, Sergi
dc.contributor.authorAgrela, José Gabriel dos Santos Gomes
dc.date.accessioned2023-12-06T15:27:59Z
dc.date.available2023-12-06T15:27:59Z
dc.date.issued2023-10-27
dc.description.abstractA criação manual de conteúdo para um jogo é um processo demorado e trabalhoso que requer um conjunto de habilidades diversi cado (normalmente designers, artistas e programadores) e a gestão de diferentes recursos (hardware e software especializados). Dado que o orçamento, tempo e recursos são frequentemente muito limitados, os projetos poderiam bene ciar de uma solução que permitisse poupar e investir noutros aspectos do desenvolvimento. No contexto desta tese, abordamos este desa o sugerindo a criação de pacotes especí cos para a geração de conteúdo per sonalizável, focados em aplicações de Realidade Virtual (RV) móveis. Esta abordagem divide o problema numa solução com duas facetas: em primeiro lugar, a Geração Procedural de Conteúdo, alcançada através de métodos convencionais e pela utilização inovadora de Grandes Modelos de Lin guagem (normalmente conhecidos por Large Language Models). Em segundo lugar, a Co-Criação de Conteúdo, que enfatiza o desenvolvimento colaborativo de conteúdo. Adicionalmente, dado que este trabalho se foca na compatibilidade com RV móvel, as limitações de hardware associadas a capacetes de RV autónomos (standalone VR Headsets) e formas de as ultrapassar são também abordadas. O conteúdo será gerado utilizando métodos actuais em geração procedural e facilitando a co-criação de conteúdo pelo utilizador. A utilização de ambas estas abordagens resulta em ambi entes, objectivos e conteúdo geral mais re-jogáveis com muito menos desenho. Esta abordagem está actualmente a ser aplicada no desenvolvimento de duas aplicações de RV distintas. A primeira, AViR, destina-se a oferecer apoio psicológico a indivíduos após a perda de uma gravidez. A se gunda, EmotionalVRSystem, visa medir as variações nas respostas emocionais dos participantes induzidas por alterações no ambiente, utilizando tecnologia EEG para leituras precisas.pt_PT
dc.identifier.tid203415418pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5418
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectGeração procedural de conteúdopt_PT
dc.subjectCo-criação de conteúdopt_PT
dc.subjectOtimização móvelpt_PT
dc.subjectRealidade virtual móvelpt_PT
dc.subjectPersonalidade de experienciaspt_PT
dc.subjectPacotes Unity3Dpt_PT
dc.subjectProcedural generation of contentpt_PT
dc.subjectCo-creation of contentpt_PT
dc.subjectMobile optimizationpt_PT
dc.subjectMobile virtual realitypt_PT
dc.subjectCustomization of experiencespt_PT
dc.subjectUnity3D packagespt_PT
dc.subjectInformatics Engineeringpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleCustomizing Experiences for Mobile Virtual Realitypt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMaster in Informatics Engineeringpt_PT

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