Publication
Customizing Experiences for Mobile Virtual Reality
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Cameirão, Mónica da Silva | |
dc.contributor.advisor | Bermúdez i Badia, Sergi | |
dc.contributor.author | Agrela, José Gabriel dos Santos Gomes | |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T15:27:59Z | |
dc.date.available | 2023-12-06T15:27:59Z | |
dc.date.issued | 2023-10-27 | |
dc.description.abstract | A criação manual de conteúdo para um jogo é um processo demorado e trabalhoso que requer um conjunto de habilidades diversi cado (normalmente designers, artistas e programadores) e a gestão de diferentes recursos (hardware e software especializados). Dado que o orçamento, tempo e recursos são frequentemente muito limitados, os projetos poderiam bene ciar de uma solução que permitisse poupar e investir noutros aspectos do desenvolvimento. No contexto desta tese, abordamos este desa o sugerindo a criação de pacotes especí cos para a geração de conteúdo per sonalizável, focados em aplicações de Realidade Virtual (RV) móveis. Esta abordagem divide o problema numa solução com duas facetas: em primeiro lugar, a Geração Procedural de Conteúdo, alcançada através de métodos convencionais e pela utilização inovadora de Grandes Modelos de Lin guagem (normalmente conhecidos por Large Language Models). Em segundo lugar, a Co-Criação de Conteúdo, que enfatiza o desenvolvimento colaborativo de conteúdo. Adicionalmente, dado que este trabalho se foca na compatibilidade com RV móvel, as limitações de hardware associadas a capacetes de RV autónomos (standalone VR Headsets) e formas de as ultrapassar são também abordadas. O conteúdo será gerado utilizando métodos actuais em geração procedural e facilitando a co-criação de conteúdo pelo utilizador. A utilização de ambas estas abordagens resulta em ambi entes, objectivos e conteúdo geral mais re-jogáveis com muito menos desenho. Esta abordagem está actualmente a ser aplicada no desenvolvimento de duas aplicações de RV distintas. A primeira, AViR, destina-se a oferecer apoio psicológico a indivíduos após a perda de uma gravidez. A se gunda, EmotionalVRSystem, visa medir as variações nas respostas emocionais dos participantes induzidas por alterações no ambiente, utilizando tecnologia EEG para leituras precisas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203415418 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/5418 | |
dc.language.iso | eng | pt_PT |
dc.subject | Geração procedural de conteúdo | pt_PT |
dc.subject | Co-criação de conteúdo | pt_PT |
dc.subject | Otimização móvel | pt_PT |
dc.subject | Realidade virtual móvel | pt_PT |
dc.subject | Personalidade de experiencias | pt_PT |
dc.subject | Pacotes Unity3D | pt_PT |
dc.subject | Procedural generation of content | pt_PT |
dc.subject | Co-creation of content | pt_PT |
dc.subject | Mobile optimization | pt_PT |
dc.subject | Mobile virtual reality | pt_PT |
dc.subject | Customization of experiences | pt_PT |
dc.subject | Unity3D packages | pt_PT |
dc.subject | Informatics Engineering | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia | pt_PT |
dc.title | Customizing Experiences for Mobile Virtual Reality | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Master in Informatics Engineering | pt_PT |