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Num mundo globalizado e complexo em que o capital humano assume centralidade em temáticas associadas à liderança das organizações escolares e consequente Gestão de Recursos Humanos, urge perceber que perceções têm os liderados, pessoal docente e não docente, acerca das práticas e comportamentos da liderança do Diretor escolar. Esta pesquisa de natureza mista, privilegiou como estratégia metodológica o estudo de caso, incidindo sobre uma Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Região Autónoma da Madeira. Foi administrado, ao pessoal docente e não docente da escola, o questionário LPI - Observer (Leadership Practice Inventory) de Kouzes e Posner. A análise de conteúdo recaiu sobre o Projecto Educativo de Escola e o Plano Anual de Escola. Concluíu-se que, na opinião dos inquiridos, as práticas de liderança que deverão ser privilegiadas por um líder eficaz são “Permitir que os outros ajam” e “Encorajar a vontade”.
Description
Keywords
Organizações escolares Gestão de recursos humanos Liderança Práticas de liderança . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
Costa, Andreia Rubina da Conceição, & Bento, António V.. (2015). Práticas e comportamentos de liderança na gestão dos recursos humanos escolares. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 23(88), 663-680.
Publisher
Fundação CESGRANRIO