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Escala de estilos de pensar e criar: adaptação e validação à população portuguesa

dc.contributor.advisorPocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
dc.contributor.authorGarcês, Soraia Fernandes
dc.date.accessioned2013-07-08T13:54:25Z
dc.date.available2013-07-08T13:54:25Z
dc.date.issued2013-07-08
dc.date.submitted2011
dc.description.abstractA criatividade tem tomado um papel relevante na sociedade contemporânea adquirindo, cada vez mais, uma posição de realce sobretudo no mundo laboral. O aumento da curiosidade científica em torno desta levou à descoberta dos estilos de pensar e criar. Estes pressupõem uma interacção entre o intelecto e a personalidade e conhecê-los tornou-se um dos objectivos dos investigadores que iniciaram o seu estudo, desenvolvendo uma escala com o intuito de avaliá-los. O objectivo desta investigação consiste na adaptação duma escala de estilos de pensar e criar à população adulta portuguesa. Participaram 331 sujeitos, 58,1% do sexo feminino e 41,9% do sexo masculino. A versão final desta escala é composta por 49 itens com um alpha de Cronbach de 0,91.A análise factorial demonstrou a existência de cinco factores: inconformista/transformador, emocional/intuitivo, relacional divergente, independência de julgamento e lógico/objectivo, com índices de fiabilidade que variam entre 0,59 e 0,85.Verificaram-se diferenças significativas na classe etária, onde indivíduos com mais de 25 anos apresentaram médias superiores em todos os factores relativamente a indivíduos com idades entre os 17 e 24 anos; nas habilitações literárias, na qual indivíduos com licenciatura e pós-licenciatura revelaram médias superiores em alguns dos factores comparativamente a indivíduos com o secundário e na profissão, onde os docentes exibiram médias superiores para alguns dos factores relativamente a discentes e funcionários. Globalmente, a versão final da escala apresenta bons valores de validade, contudo, novos estudos, de carácter confirmatório, são necessários.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/431
dc.language.isoporpor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectEscala de estilos de pensar e criarpor
dc.subjectDiscentespor
dc.subjectDocentes e funcionários do ensino superiorpor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Artes e Humanidadespor
dc.titleEscala de estilos de pensar e criar: adaptação e validação à população portuguesapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameGarcês
person.givenNameSoraia
person.identifier.ciencia-idA81A-19B3-DCCD
person.identifier.orcid0000-0002-2970-9078
person.identifier.ridN-4404-2016
person.identifier.scopus-author-id56740920100
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isAuthorOfPublication7c34b28b-fc72-409e-ac46-f80888f80616
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7c34b28b-fc72-409e-ac46-f80888f80616
thesis.degree.disciplinePsicologia da Educaçãopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopor

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