Publication
Escala de estilos de pensar e criar: adaptação e validação à população portuguesa
dc.contributor.advisor | Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias | |
dc.contributor.author | Garcês, Soraia Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2013-07-08T13:54:25Z | |
dc.date.available | 2013-07-08T13:54:25Z | |
dc.date.issued | 2013-07-08 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.description.abstract | A criatividade tem tomado um papel relevante na sociedade contemporânea adquirindo, cada vez mais, uma posição de realce sobretudo no mundo laboral. O aumento da curiosidade científica em torno desta levou à descoberta dos estilos de pensar e criar. Estes pressupõem uma interacção entre o intelecto e a personalidade e conhecê-los tornou-se um dos objectivos dos investigadores que iniciaram o seu estudo, desenvolvendo uma escala com o intuito de avaliá-los. O objectivo desta investigação consiste na adaptação duma escala de estilos de pensar e criar à população adulta portuguesa. Participaram 331 sujeitos, 58,1% do sexo feminino e 41,9% do sexo masculino. A versão final desta escala é composta por 49 itens com um alpha de Cronbach de 0,91.A análise factorial demonstrou a existência de cinco factores: inconformista/transformador, emocional/intuitivo, relacional divergente, independência de julgamento e lógico/objectivo, com índices de fiabilidade que variam entre 0,59 e 0,85.Verificaram-se diferenças significativas na classe etária, onde indivíduos com mais de 25 anos apresentaram médias superiores em todos os factores relativamente a indivíduos com idades entre os 17 e 24 anos; nas habilitações literárias, na qual indivíduos com licenciatura e pós-licenciatura revelaram médias superiores em alguns dos factores comparativamente a indivíduos com o secundário e na profissão, onde os docentes exibiram médias superiores para alguns dos factores relativamente a discentes e funcionários. Globalmente, a versão final da escala apresenta bons valores de validade, contudo, novos estudos, de carácter confirmatório, são necessários. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/431 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Criatividade | por |
dc.subject | Escala de estilos de pensar e criar | por |
dc.subject | Discentes | por |
dc.subject | Docentes e funcionários do ensino superior | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Artes e Humanidades | por |
dc.title | Escala de estilos de pensar e criar: adaptação e validação à população portuguesa | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Garcês | |
person.givenName | Soraia | |
person.identifier.ciencia-id | A81A-19B3-DCCD | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2970-9078 | |
person.identifier.rid | N-4404-2016 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56740920100 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
relation.isAuthorOfPublication | 7c34b28b-fc72-409e-ac46-f80888f80616 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7c34b28b-fc72-409e-ac46-f80888f80616 | |
thesis.degree.discipline | Psicologia da Educação | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | por |