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Advisor(s)
Abstract(s)
Esta dissertação assume a modalidade de investigação e trabalho exploratório
do tema estudo dos alunos. A investigação envolve um levantamento de dados,
descrição de fenómenos complexos, compreensão de indicadores. Investigamos as
opiniões, percepções, concepções, estratégias e práticas de estudo de 39 alunos do ensino secundário. As opiniões dos alunos são analisadas e comparadas com as dos seus professores e encarregados de educação. A motivação é saber como é que um professor do ensino secundário pode ajudar os alunos a estudar. O objectivo geral consiste em perspectivar o estudo em três turmas de alunos. O levantamento dos dados resultou da aplicação de três instrumentos, Questionário sobre os Hábitos de Estudo (QHE)
(Madaleno & Beja, 2010), Inventário de Processos de Estudo – Secundário (IPE-S)
(Rosário et al, 2008a; Paiva, 2007), Questionário Procrastinação no Estudo (QPE)
(Rosário et al, 2008b; Costa, 2008). Quanto às conclusões ou resultados principais,
alunos e professores concordam como as seguintes afirmações: os discentes tendem a
estudar quando é urgente e importante; o estudo é importante; aqueles que estudam
melhoram as competências; é benéfico aprender usando materiais semelhantes aos dos
testes; algumas actividades de estudo são agradáveis; estudar nem sempre é
desmotivante; resolver testes beneficia a aprendizagem; os professores devem falar com
os alunos acerca dos TPCs. Alunos e professores discordaram quanto ao tempo que os discentes ocupam semanalmente a estudar, se as actividades de estudo duram meia hora,
se há semanas em que os discentes não estudam, se os alunos seguem uma planificação, se estudam sozinhos, que só lêem os manuais e livros depois de assistirem às aulas, no eventual benefício das sessões de estudo breves ou prolongadas.
Description
Keywords
Estudo dos alunos Opiniões Sessões (de estudo) Processos de estudo Procrastinação no estudo Ensino Secundário Madeira (Portugal) . Centro de Artes e Humanidades