Publication
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Gouveia, Élvio Rúbio Quintal | |
| dc.contributor.author | Gonçalves, Cristina Martins de Figueira | |
| dc.date.accessioned | 2016-04-04T10:09:59Z | |
| dc.date.available | 2016-05-05T00:30:10Z | |
| dc.date.issued | 2015-09 | |
| dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio pretende descrever e refletir as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico (EP), no ano letivo 2014/2015 na Escola Básica dos 2º e 3ºciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. O objetivo deste relatório foi fundamentar e refletir as opções metodológicas e didáticas realizadas no seguimento das quatro áreas de intervenção das linhas programáticas do EP: a prática letiva, as atividades de integração no meio, as atividades de intervenção na comunidade escolar e as atividades de natureza científico-pedagógica. A prática letiva foi sem dúvida umas das componentes principais deste estágio, onde durante um ano letivo conduzimos o processo ensino-aprendizagem numa turma de 9º ano. Para tal, seguimos de forma cíclica as fases de planeamento, realização e controlo e avaliação da nossa intervenção. A prática letiva compreendeu ainda a organização e conceção de um instrumento de observação para a assistência às aulas. As atividades de integração no meio compostas pelas atividades no âmbito da direção de turma, compreendem a caraterização da turma e o estudo de caso. Estas atividades proporcionaram uma análise minuciosa sobre a turma, fundamental para adequar as estratégias pedagógicas. Estas atividades culminaram com a ação de extensão curricular, onde se promoveu a aproximação entre a escola e os encarregados de educação através de uma atividade de promoção de hábitos de Atividade Física (AF) e de estilos de vida saudáveis. Relativamente à atividade de intervenção na comunidade escolar, dirigida para toda a comunidade educativa, teve como objetivo a promoção de AF através da realização das “IV Olimpíadas Brazão de Castro”. Finalmente, as atividades de natureza científicopedagógica tiveram como propósito debater os “Contributos do Atletismo e do Voleibol no desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis” (ação coletiva) e a abordagem de estratégias pedagógicas relativamente ao “Ensino do Atletismo na Escola” (ação individual). O EP foi uma etapa de aprendizagem fundamental para a nossa formação enquanto professores, sendo uma experiência de grande cumplicidade e partilha pedagógica. | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1118 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Estágio pedagógico | pt_PT |
| dc.subject | Escola | pt_PT |
| dc.subject | Educação física | pt_PT |
| dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_PT |
| dc.subject | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |
| dc.subject | . | pt_PT |
| dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
| dc.title | Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |
