Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
864.76 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Ao falarmos de cidadania, pensamos num projecto de convivência, de pertença e
participação plena numa comunidade humana, o que pressupõe uma dimensão social e política e acentua as capacidades de pensamento crítico e de agir consciente e intencional que permita salvaguardar o indivíduo na sua identidade e diversidade.
Neste contexto, a Educação para a Cidadania é considerada um aspecto fundamental na educação integral de todos os alunos e está relacionada essencialmente com o desenvolvimento de competências de vida, pelo que as escolas e os professores
de todas as áreas deverão assumi-la com significativo empenho, mantendo o propósito
de assegurar que todos os conteúdos sejam efectivamente promovidos numa abordagem
transdisciplinar, com implicações directas nas metodologias, no trabalho cooperativo,
no planeamento curricular, nas práticas pedagógicas e na avaliação. Neste aspecto, o
PCT permite que estas abordagens sejam efectivas e eficazes constituindo um óptimo
auxiliador do trabalho docente.
Foi com esta clara convicção que desenvolvemos o nosso estudo. O objecto em
análise sugeriu a aplicação de metodologias de investigação de carácter qualitativo com
uma posterior complementação mais quantitativa. Os processos aplicados na recolha de dados incluíram, numa primeira fase, a análise de alguns PCT no âmbito da educação para a cidadania no 1.º CEB e, posteriormente, a utilização de entrevistas semiestruturadas dirigidas aos docentes titulares de turma que colaboraram connosco neste trabalho.
Os resultados da investigação permitiram-nos concluir que ainda existem muitos professores que têm dificuldade em operacionalizar a educação para a cidadania no PCT como área transversal, dificuldades que são extensivas à elaboração e concretização do referido documento. No entanto, os docentes são de opinião que o PCT constitui um óptimo recurso para o desenvolvimento de uma prática mais dinâmica e inovadora.
A análise dos resultados sugere ainda maior aposta na formação de professores
com vista ao esclarecimento e preparação destes profissionais na aplicação correcta dos novos documentos que vão surgindo a nível curricular, de forma a que as suas práticas possam constituir momentos de verdadeira inovação pedagógica condizentes com as pretensões de um novo paradigma educativo.
Description
Keywords
. . . . . . . Centro de Ciências Sociais