Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
484.86 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Since literature is an artistic production whose purpose is the alliance between
beauty and reflection, aesthetics and ethics, fruition and performance, it allows for
a continuous process of learning, since it implies stimulating the use of emotion
and reasoning, filling in gaps in formation and understanding of the self and others.
Taking into account the polysemic and symbolic richness, the opening to other
spaces, fantastic or real, and different worlds, goes far beyond joining letters or
composing sentences, as it transports the reader to another universe, inviting him
to be part of the life of the “other” through the characters and the experiencing of
their experiences. The exploration of literature works, in fact, with different skills,
not only the most commonly explored, such as linguistics and aesthetics, but also
those linked to intra and interpersonal relationships, the promotion of social action
and active citizenship, entrepreneurship, cultural understanding and the devel opment of empathy.
Studies indicate that literature in an educational context, both formal and informal,
plays an important role in addressing issues of difference, identity and the possi bility of “putting oneself in the shoes” of others. It is therefore necessary to analyze
the relationship between literature- education-empathy – using not only authors
from the theory and philosophy of literature, such as T. Todorov or R. Mitchell,
but also from the neurosciences and cognitive sciences such as K.
Oatley, M. Fisher, E. Kidd, MM Hammond or S. Keen – at the level, on the one
hand, of the existence of an empathic identification of the reader with the “I-us”
of the text, but also of the possibility of transforming the “other” into a “you” with
which one dialogues.
Sendo a literatura uma produção artística que tem como fim a aliança entre beleza e reflexão, estética e ética, fruição e atuação, permite um processo continuo de aprendizagem, já que implica o estimulo ao uso da emoção e do raciocínio, o preen chimento de lacunas de formação e a compreensão do “eu” e dos outros. Tendo em consideração a riqueza polissémica e simbólica, a abertura para outros espaços, fantásticos ou reais, e diferentes mundos, vai muito além de juntar letras ou compor frases, já que transporta o leitor para outro universo, convidando-o a fazer parte da vida do “outro” através das personagens e da experiência das suas vivencias. A exploração da literatura trabalha, de facto, diversas competências, não só as geral mente mais exploradas, como as linguísticas e estéticas, mas também aquelas ligadas às relações intra e interpessoais, a promoção da atuação social e cidadania ativa, o espírito empreendedor, compreensão cultural e o desenvolvimento da empatia. Os estudos indicam que a literatura em contexto educativo, formal e informal, tem um papel importante na abordagem das questões da diferença, da identidade e da possibilidade de “colocar-se na pele” do próximo. Ha, assim, que analisar a relação literatura-educacao-empatia – recorrendo não só aos autores da teoria e filosofia da literatura, como T. Todorov ou R. Mitchell, mas também aos das neurociências e das ciências cognitivas K. Oatley, M. Fisher, E. Kidd, M. M. Hammond ou S. Keen –, ao nível, por um lado, da existência de uma identificação empática do leitor com o “eu-nos” do texto, mas também da possibilidade da transformação do “outro” em um “tu” com o qual se dialoga.
Sendo a literatura uma produção artística que tem como fim a aliança entre beleza e reflexão, estética e ética, fruição e atuação, permite um processo continuo de aprendizagem, já que implica o estimulo ao uso da emoção e do raciocínio, o preen chimento de lacunas de formação e a compreensão do “eu” e dos outros. Tendo em consideração a riqueza polissémica e simbólica, a abertura para outros espaços, fantásticos ou reais, e diferentes mundos, vai muito além de juntar letras ou compor frases, já que transporta o leitor para outro universo, convidando-o a fazer parte da vida do “outro” através das personagens e da experiência das suas vivencias. A exploração da literatura trabalha, de facto, diversas competências, não só as geral mente mais exploradas, como as linguísticas e estéticas, mas também aquelas ligadas às relações intra e interpessoais, a promoção da atuação social e cidadania ativa, o espírito empreendedor, compreensão cultural e o desenvolvimento da empatia. Os estudos indicam que a literatura em contexto educativo, formal e informal, tem um papel importante na abordagem das questões da diferença, da identidade e da possibilidade de “colocar-se na pele” do próximo. Ha, assim, que analisar a relação literatura-educacao-empatia – recorrendo não só aos autores da teoria e filosofia da literatura, como T. Todorov ou R. Mitchell, mas também aos das neurociências e das ciências cognitivas K. Oatley, M. Fisher, E. Kidd, M. M. Hammond ou S. Keen –, ao nível, por um lado, da existência de uma identificação empática do leitor com o “eu-nos” do texto, mas também da possibilidade da transformação do “outro” em um “tu” com o qual se dialoga.
Description
Keywords
Literature Emotion and reasoning Intra and interpersonal relationships Social action and active citizenship Educational context Literatura Emoção e raciocínio Relações intra e interpessoais Atuação social e cidadania ativa Contexto educativo . Faculdade de Artes e Humanidades
Citation
Paolinelli, L. M. A. (2022). Literatura, educação e empatia. PAMPAEDIA-BOLLETTINO As. Pe. I, (192), 88-99.
Publisher
Associazione Pedagogica Italiana (As.Pe.I.)