Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.67 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório tem como objetivo apresentar a intervenção educativa realizada durante o estágio final para a obtenção do grau de mestre, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que decrorreu com um grupo de crianças entre os quatro e os cinco anos na Educação Pré-Escolar e com uma turma de 2º ano de escolaridade, no 1º Ciclo do Ensino Básico.
Para cada uma das valências foi feito um enquadramento teórico, bem como uma
contextualização da prática, onde se faz referência à caraterização da instituição e do meio envolvente, ao contexto educativo (ambiente educativo, caraterização do grupo,
organização do espaço, do tempo e do material) e às relações pedagógicas. É feita
também referência à metodologia de investigação-ação e às várias dimensões do
docente (ético, reflexivo, e investigador).
São ainda descritas as atividades realizadas em ambas as valências, sendo a reflexão uma constante. Na Educação Pré-Escolar, destaco o processo avaliativo, onde foi feita uma avaliação do grupo e de uma criança, utilizando o Sistema de Acompanhamento das Crianças, elaborado por Portugal e Laevers (2010).
O presente relatório encontra-se dividido em três partes: Parte I: Enquadramento
Teórico, Parte II: Estágio em Contexto da Educação Pré-Escolar e Parte III: Estágio em
Contexto da Educação 1º Ciclo do Ensino Básico.
Description
Keywords
Reflexão Pré-escola Primeiro Ciclo do Ensino Básico Avaliação Aprendizagem Ação Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais