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Aprendizagem cooperativa e colaborativa em matemática no espaço facebook
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Elsa Maria dos Santos | |
dc.contributor.author | Freitas, Sílvio Martim Barreto de | |
dc.date.accessioned | 2016-05-25T09:03:46Z | |
dc.date.available | 2016-06-25T00:30:08Z | |
dc.date.issued | 2013-09 | |
dc.description.abstract | O programa de matemática do ensino básico revela que a escola exige uma formação sólida em Matemática para que os alunos, ao longo do seu percurso escolar, possam compreendê-la e utilizá-la, mas o façam igualmente depois da escolaridade, na sua vida pessoal, profissional e social. A investigação feita visa compreender como é que a Educação Matemática Crítica e a rede social Facebook potenciam a aprendizagem crítica da Matemática. A utilização mais frequente desta rede social, possibilita chegar a um maior fluxo de informação/publicidade. Sob a égide da Educação Matemática Crítica, com o objetivo de observar que alterações ocorriam na forma como os alunos aprendiam determinados conceitos matemáticos em situações rotineiras da nossa sociedade. Esta aprendizagem pode ocorrer cooperativamente e/ou colaborativamente conforme as atividades e os alunos que realizam o estudo. O estudo realizado foi de natureza qualitativa de caráter interpretativo. Os alunos realizaram três atividades. A primeira denominada “Atmosfera Terrestre” para introduzir o capítulo de intervalos de números reais e para os discentes se familiarizarem com as ferramentas do Facebook. As outras duas foram uma publicidade de uma empresa e uma notícia sobre as tabelas de IRS para o ano de 2013. Depois de concluído esse estudo, verificou-se que os alunos não tiveram qualquer problema ao nível do manuseamento das ferramentas proporcionadas pelo Facebook. Na atividade introdutória para o capítulo de intervalo de números reais, os alunos conseguiram transpor o que tinha sido discutido em espaço Facebook para a sala de aula, apresentando exemplos da referida atividade. Conseguiram retirar, através da matemática, conclusões e resultados muito pertinentes para uma melhor perceção do que estava implicitamente presente em cada uma das atividades. As conclusões evidenciadas pelos alunos aludem que após várias discussões, argumentos e mesmo algum cálculo matemático conseguiram observar e justificar criticamente que algumas informações estavam camufladas nas distintas atividades. Os alunos constaram que após estas atividades estão mais alertas para situações similares, o que constitui uma conquista do papel da Matemática na sua vida. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201161460 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1172 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_PT |
dc.subject | pt_PT | |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Cooperativa | pt_PT |
dc.subject | Colaborativa | pt_PT |
dc.subject | Educação matemática crítica | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa | pt_PT |
dc.subject | Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Exatas e da Engenharia | pt_PT |
dc.title | Aprendizagem cooperativa e colaborativa em matemática no espaço facebook | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | pt_PT |