Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.51 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O relatório de estágio apresentado é referente ao segundo ano de Mestrado em Educação
Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e comtempla a intervenção
pedagógica realizada numa sala de Educação Pré-Escolar, com crianças de idades
compreendidas entre os cinco e os seis anos, e numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do
Ensino Básico, com idades entre os oito e os 11 anos.
Ao longo do estágio, realizaram-se planificações das atividades/aulas com base num
trabalho cooperativo com os orientadores cooperantes. Esta cooperação permitiu a troca
de informações, conhecimentos e reflexão sobre o desenvolvimento e as aprendizagens
das crianças, as suas necessidades e interesses e adequar a intervenção pedagógica, com
vista a proporcionar aprendizagens significativas e diversificadas e, ainda, o bem-estar
das crianças.
De modo a adequar da melhor forma a intervenção pedagógica, procedeu-se à recolha de
dados através da observação participante, de notas de campo, da pesquisa documental e
posterior análise numa abordagem de investigação-ação.
Com o intuito de registar as evoluções dos grupos, em cada um dos estágios, fez-se uma
avaliação geral dos mesmos e na componente de Educação Pré-Escolar efetuou-se, ainda,
a avaliação de uma criança em particular. Todo este processo permitiu verificar o impacto
da intervenção realizada, em ambos os estágios, relativamente ao desenvolvimento das
aprendizagens das crianças.
A intervenção realizada com a comunidade educativa possibilitou estabelecer relações
com os diversos intervenientes e, ainda, uma melhor compreensão da dinâmica dos
estabelecimentos de educação.
Description
Keywords
Pré-escola 1.º Ciclo do Ensino Básico Reflexão Avaliação Estágio Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais