Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O Samba de Reis do Povoado de São Tomé e seus processos pedagógicos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação Delcir Alves Freitas.pdf5.34 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo propõe-se a investigar as práticas pedagógicas desenvolvidas no Samba de Reis do povoado quilombola, visando a identificar inovação pedagógica neste contexto escolar, com o objetivo de compreender como se constitui o samba, buscando elementos que possibilite o desenvolvimento de ações de práticas inovadoras dentro desta educação não formal. A comunidade é oriunda de território quilombola que venera e respeita sua história e os conhecimentos culturais. Pretendeu-se, assim, investigar se as práticas desenvolvidas que contribuem para a construção de aprendizagem de forma inovadora. Com o olhar participativo do Samba de Reis, a pesquisa desenvolveu-se utilizando uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, busquei dentro e fora de possíveis respostas que pudessem preencher alguns questionamentos, e para tal foram utilizados registros fotográficos, observações, diário de campo, e entrevistas semiestruturadas e não estruturadas. Desta forma, ao longo da dissertação foi descrita a cultura, e a forma como os professores, os alunos e a comunidade, enquanto pares colaboradores, interagem para a solução de problemas que se apresentam no dia-a-dia e para o desenvolvimento cognitivo e sociocultural dos mesmos. Foi possível constatar que há de fato uma gama de aprendizado em todo processo, mas que como em todo movimento cultural, esta aprendizagem se faz pela repetição e observação, uma metodologia que não é diferente do tradicionalismo. O Samba de Reis mesmo garante a perpetuação da identidade, mas para, além disso, é uma forma de ecoar sua existência como gente, como povo e como cidadão.
The present study proposes to investigate the pedagogical practices developed in the Samba de Reis of the town of quilombola, aiming to identify pedagogical innovation in this school context, with the objective of understanding how samba is constituted, seeking elements that enable the development of actions innovative practices within this non-formal education. The community comes from a quilombola territory that venerates and respects its history and cultural knowledge. It was intended, therefore, to investigate whether the developed practices that contribute to the construction of learning in an innovative way. With the participative look of Samba de Reis, the research was developed using a qualitative approach of ethnographic nature, I searched inside and outside of possible answers that could fill some questions, and for this, photographic records, observations, field diary, and semi structured and unstructured interviews. In this way, throughout the dissertation, the culture was described, and the way in which teachers, students and the community, as collaborating peers, interact to solve problems that arise in daily life and for cognitive and sociocultural of the same. It was possible to verify that there is in fact a range of learning in the entire process, but that, as in any cultural movement, this learning is done through repetition and observation, a methodology that is no different from traditionalism. Samba de Reis itself guarantees the perpetuation of identity, but beyond that, it is a way of echoing their existence as people, as people and as citizens.

Description

Keywords

Folia de Reis Identidade cultural Inovação pedagógica Cultural identity Pedagogical innovation Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License