Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré́-Escolar e Ensino do 1. ° Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorKot-Kotecki, Ana Maria França Freitas
dc.contributor.authorBaltazar, Margarida Isabel Pinto
dc.date.accessioned2025-01-23T11:29:16Z
dc.date.available2025-01-23T11:29:16Z
dc.date.issued2024-11-13
dc.description.abstractO presente relatório de estágio visa a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como principal objetivo a descrição e reflexão de partes desta longa caminhada, onde reflexões serão salientadas acerca das Práticas Pedagógicas, nomeadamente a Prática Pedagógica I, II e III, desenvolvidas em contexto de Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Todas as práticas foram realizadas em instituições escolares situadas no concelho do Funchal. Este relatório está estruturado em duas partes que se interligam, nomeadamente o Enquadramento Teórico e o Metodológico e a Intervenção Pedagógica. O Enquadramento Teórico focaliza-se em aspetos que fundamentaram e sustentaram as práticas, na observação, na planificação, na avaliação e nas opções metodológicas. Saliento que a metodologia de Investigação-Ação contribuiu para responder à questão “Como promover o gosto pelas atividades exteriores, privilegiando o contacto com a Natureza?”. Para a metodologia de Investigação-Ação utilizada para o estudo e para a investigação no contexto da Educação Pré-Escolar, são apresentadas estratégias de intervenção de modo a responder à questão-problema. Na Intervenção Pedagógica é elaborada uma reflexão crítica e teórica para cada prática realizada, sendo que serão destacados elementos que, do meu ponto de vista, foram a chave para a preparação, concretização e avaliação das estratégias de intervenção. Elementos como o espaço selecionado para o envolvimento das crianças, valorizando os recursos existentes para uma aprendizagem enriquecedora, o ato de cativar os alunos para a literatura de infância, promovendo assim o gosto pela leitura e a escrita, foram alguns dos salientados neste relato como futura Educadora de Infância e Professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico.por
dc.description.abstractThis internship report aims to obtain the degree of Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. This main objective is the description and reflection of parts of this long journey, where reflections will be highlighted on Pedagogical Practices, namely Pedagogical Practice I, II and III, developed in the context of Pre-School Education and the Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. All practices were carried out in school institutions located in the municipality of Funchal. This report is structured in two interconnected parts, namely the Theoretical and Methodological Framework and the Pedagogical Intervention. The Theoretical Framework focuses on aspects that grounded and sustained the practices, observation, planning, evaluation and methodological options. I emphasize that the Action Research methodology contributed to answer the question "How to promote a taste for outdoor activities, privileging contact with Nature?". For the Action Research methodology used for the study and for research in the context of Pre-School Education, intervention strategies are presented in order to answer the problem-question. In the Pedagogical Intervention, a critical and theoretical reflection is elaborated for each practice carried out, and elements that, from my point of view, were the key to the preparation, implementation and evaluation of the intervention strategies will be highlighted. Elements such as the space selected for the involvement of children, valuing the existing resources for enriching learning, the act of captivating students to childhood literature, thus promoting a taste for reading and writing, were some of those highlighted in this report as a future Kindergarten Educator and Teacher of the 1st Cycle of Basic Education.eng
dc.identifier.tid203793480
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/7126
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectPrática pedagógica
dc.subjectEducação Pré-Escolar
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básico
dc.subjectAmbiente educativo
dc.subjectProcesso reflexivo
dc.subjectPedagogical practice
dc.subjectPre-School Education
dc.subject1st Cycle of Basic Education
dc.subjectEducational environment
dc.subjectReflective process
dc.subjectEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico Ano Letivo
dc.subject.
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociais
dc.titleRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré́-Escolar e Ensino do 1. ° Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico Ano Letivo

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio em Formato PDF.pdf
Size:
69.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: