Publication
Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
dc.contributor.advisor | Correia, Fernando Luís de Sousa | |
dc.contributor.author | Vieira, Ana Celina Marques | |
dc.date.accessioned | 2014-12-19T11:14:58Z | |
dc.date.available | 2014-12-19T11:14:58Z | |
dc.date.issued | 2014-02 | |
dc.date.submitted | 2014-12-19 | |
dc.description.abstract | O trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico da Universidade da Madeira, para a aquisição do grau de mestre em Educação Básica. Este procurou apresentar a prática desenvolvida no contexto de Educação Pré-Escolar, nomeadamente na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré, no anexo da Azinhaga. O relatório está estruturado em duas partes distintas. A primeira parte do referese às considerações teóricas que se debruçam sobre a edificação da identidade profissional docente, o conceito da Educação Pré-Escolar (EPE), os objetivos e finalidades, o primeiro espaço educativo – a família, a investigação-ação como construtora do papel docente, e os pressupostos teóricos que sustentaram toda a prática. Na segunda parte do relatório pretendo espelhar todo o desenvolvimento da ação na “Sala das Borboletas”. No contexto da intervenção pedagógica, todas as atividades desenvolvidas tiveram por base uma aprendizagem ativa, de modo a compreender a importância do papel ativo da criança na construção do seu próprio conhecimento, bem como, a importância da diferenciação pedagógica e a aprendizagem cooperativa. Sendo que a criança constrói e manipula os materiais que lhe permitem conhecer o mundo que a rodeia, apresentado assim, efeitos positivos no seu desenvolvimento. Durante o levantamento de dados relativos ao contexto educativo e às caraterísticas das crianças foram utilizados diversos instrumentos, sendo estes, a observação direta, as notas de campo, os registos fotográficos e a análise documental. O relatório aborda também as estratégias da pedagogia participativa adotadas durante a intervenção pedagógica e expõe os efeitos positivos da mesma no desenvolvimento das crianças e no sucesso das suas aprendizagens. Nas considerações finais estão patentes as situações com maior relevância para a prática profissional futura. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/673 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Educação Pré-escolar | por |
dc.subject | Estágio | por |
dc.subject | Investigação-ação | por |
dc.subject | Aprendizagem ativa | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Pedagogia participativa | por |
dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | por |