Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Utilizing worldbuiding as a means to aid relaxation in a VR experience

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A tecnologia tornou-se uma parte essencial da vida moderna, proporcionando benefícios físicos e mentais às pessoas com deficiências nestas áreas. No entanto, isto também tem contribuído para o aumento dos níveis de stress, especificamente em ambientes urbanos. No ambiente acelerado de hoje, há uma necessidade crescente de encontrar métodos de relaxamento rápidos e fáceis de fazer. Os meios de comunicação escapistas, como os romances, os filmes e os videojogos, proporcionam algum alívio tanto às suas narrativas como à sua construção de mundo incorporada, embora não visem especificamente ajudar no relaxamento. Esta tese centra-se em saber se uma experiência de realidade virtual pode reduzir o stress e a tensão nos adultos. A experiência desenvolvida é narrada numa ilha inspirada nos locais naturais mais visitadas da Madeira e incorporou uma narrativa construída no mundo demonstrada pela narrativa ambiental. Utilizando questionários, sensores biométricos e dados observacionais, foi revelado que enquanto pelo menos um terço dos participantes sentiu alguma tontura e tensão, a maioria relatou sentir-se relaxado devido a elemen tos sensoriais tais como visuais e sonoros, incluindo alguns dos voluntários com tonturas e tensão. A narrativa construída no mundo incentivou a exploração, embora os voluntários não sabiam de toda a historia em detalhe. Este estudo demonstra o potencial das narrativas sensoriais para fins relaxantes, ao mesmo tempo destaca questões sobre as limitações de quem pode jogar em Realidade Virtual tendo em conta os limites da experiência e os seus elementos.
Technology has become an essential part of modern life, providing physical and mental benefits for handicapped individuals. However, this has also contributed to the overall increase in stress levels, specifically in urban environments. In the fast-paced environment of today, there is a growing need to find quick and easy to make methods to help with relaxation. The escapist media such as novels, movies, and video games provide some relief from both their narratives and their built-in Worldbuilding, though they do not aim specifically to aid relaxation. This thesis focuses on whether a virtual reality experience can reduce stress and tension in adults. This developed experience was set on an island inspired by natural hotspots in Madeira, and it incorporated a worldbuilt narrative conveyed in environmental storytelling. Using questionnaires, biometric sensors, and observational data, it was revealed that while at least a third of the participants felt dizziness and tension, the majority reported feeling relaxed due to sensory elements such as visuals and sound, including some of the volunteers affected by dizziness. The worldbuilt narrative encouraged exploration, although the volunteers did not explicitly understand it in detail. This study demonstrates the potential of sensory-filled narratives for meditative purposes while highlighting questions about the limitations of who can play VR, taking into account the limits of experience and its elements.

Description

Keywords

Construção de mundo Caminhadas Realidade virtual Sentidos Saúde mental Elementos da natureza Worldbuilding Walks in nature Virtual reality Senses Mental health Elements of nature Interactive Media Design . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License