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Authors
Abstract(s)
O conhecimento das emoções tem vindo a ser considerado fundamental para um melhor 
relacionamento com os pares, mais sucesso em desenvolver atitudes positivas na adaptação à 
escola e rendimento académico. Este estudo, descritivo, transversal e correlacional possui 
como objetivo avaliar a capacidade de perceber, expressar e valorizar emoções das crianças 
em idade pré-escolar e ainda, relacionar esses resultados com critérios externos, acerca da 
adaptação pessoal e social das crianças. A amostra é constituída por 374 crianças com idades 
compreendidas entre os 3 e os 6 anos, que frequentam jardins-de-infância ou unidades de 
educação pré-escolar pública e privada da Região Autónoma da Madeira (RAM) e 26 
educadoras. Os instrumentos utilizados para a recolha dos dados foram: um teste para avaliar 
a capacidade de perceber, expressar e valorizar emoções das crianças em idade pré-escolar 
designado PERCEVAL-v. 2.0, e um questionário para conhecer a perceção das educadoras 
sobre diversas questões relacionadas com a adaptação social e pessoal das crianças. Os 
resultados demonstram que as crianças na idade pré-escolar identificam com maior facilidade 
as emoções de alegria e de tristeza; relativamente ao género indicam diferença 
estatisticamente significativa com vantagem para as raparigas, apenas na subescala perceção 
de emoções primárias, a identificarem as emoções mais corretamente que os rapazes; em 
relação ao tipo de escola mostram diferença significativa somente na subescala perceção e 
valorização de emoções primárias, com scores mais elevados nas crianças do ensino privado, 
que expressam melhores resultados; mostram que conforme a idade das crianças aumenta, a 
percepção das emoções também aumenta; revelam correlações estatisticamente significativas 
e positivas entre a percepção e valorização de emoções básicas com a adaptação, controlo, 
rendimento e aceitação, e negativa com a conflitividade. Conclui-se a importância do 
desenvolvimento da capacidade de perceber, expressar e valorizar as emoções na idade pré
escolar para uma harmoniosa adaptação psicossocial.
Description
Keywords
 Psicologia   Psicologia da educação   Inteligência emocional   Emoções   Crianças   Idade pré-escolar   Capacidade cognitiva   Avaliação   Idade pré-escolar   Psicologia da Educação   .   Faculdade de Artes e Humanidades 
