Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.84 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O conhecimento das emoções tem vindo a ser considerado fundamental para um melhor
relacionamento com os pares, mais sucesso em desenvolver atitudes positivas na adaptação à
escola e rendimento académico. Este estudo, descritivo, transversal e correlacional possui
como objetivo avaliar a capacidade de perceber, expressar e valorizar emoções das crianças
em idade pré-escolar e ainda, relacionar esses resultados com critérios externos, acerca da
adaptação pessoal e social das crianças. A amostra é constituída por 374 crianças com idades
compreendidas entre os 3 e os 6 anos, que frequentam jardins-de-infância ou unidades de
educação pré-escolar pública e privada da Região Autónoma da Madeira (RAM) e 26
educadoras. Os instrumentos utilizados para a recolha dos dados foram: um teste para avaliar
a capacidade de perceber, expressar e valorizar emoções das crianças em idade pré-escolar
designado PERCEVAL-v. 2.0, e um questionário para conhecer a perceção das educadoras
sobre diversas questões relacionadas com a adaptação social e pessoal das crianças. Os
resultados demonstram que as crianças na idade pré-escolar identificam com maior facilidade
as emoções de alegria e de tristeza; relativamente ao género indicam diferença
estatisticamente significativa com vantagem para as raparigas, apenas na subescala perceção
de emoções primárias, a identificarem as emoções mais corretamente que os rapazes; em
relação ao tipo de escola mostram diferença significativa somente na subescala perceção e
valorização de emoções primárias, com scores mais elevados nas crianças do ensino privado,
que expressam melhores resultados; mostram que conforme a idade das crianças aumenta, a
percepção das emoções também aumenta; revelam correlações estatisticamente significativas
e positivas entre a percepção e valorização de emoções básicas com a adaptação, controlo,
rendimento e aceitação, e negativa com a conflitividade. Conclui-se a importância do
desenvolvimento da capacidade de perceber, expressar e valorizar as emoções na idade pré
escolar para uma harmoniosa adaptação psicossocial.
Description
Keywords
Psicologia Psicologia da educação Inteligência emocional Emoções Crianças Idade pré-escolar Capacidade cognitiva Avaliação Idade pré-escolar Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades