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Avaliação da capacidade de perceber, expressar e valorizar emoções nas crianças em idade pré-escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias | |
dc.contributor.advisor | Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira | |
dc.contributor.author | Romão, Ana Sofia Freitas | |
dc.date.accessioned | 2016-10-11T10:48:00Z | |
dc.date.available | 2016-11-11T01:30:08Z | |
dc.date.issued | 2016-06 | |
dc.description.abstract | O conhecimento das emoções tem vindo a ser considerado fundamental para um melhor relacionamento com os pares, mais sucesso em desenvolver atitudes positivas na adaptação à escola e rendimento académico. Este estudo, descritivo, transversal e correlacional possui como objetivo avaliar a capacidade de perceber, expressar e valorizar emoções das crianças em idade pré-escolar e ainda, relacionar esses resultados com critérios externos, acerca da adaptação pessoal e social das crianças. A amostra é constituída por 374 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, que frequentam jardins-de-infância ou unidades de educação pré-escolar pública e privada da Região Autónoma da Madeira (RAM) e 26 educadoras. Os instrumentos utilizados para a recolha dos dados foram: um teste para avaliar a capacidade de perceber, expressar e valorizar emoções das crianças em idade pré-escolar designado PERCEVAL-v. 2.0, e um questionário para conhecer a perceção das educadoras sobre diversas questões relacionadas com a adaptação social e pessoal das crianças. Os resultados demonstram que as crianças na idade pré-escolar identificam com maior facilidade as emoções de alegria e de tristeza; relativamente ao género indicam diferença estatisticamente significativa com vantagem para as raparigas, apenas na subescala perceção de emoções primárias, a identificarem as emoções mais corretamente que os rapazes; em relação ao tipo de escola mostram diferença significativa somente na subescala perceção e valorização de emoções primárias, com scores mais elevados nas crianças do ensino privado, que expressam melhores resultados; mostram que conforme a idade das crianças aumenta, a percepção das emoções também aumenta; revelam correlações estatisticamente significativas e positivas entre a percepção e valorização de emoções básicas com a adaptação, controlo, rendimento e aceitação, e negativa com a conflitividade. Conclui-se a importância do desenvolvimento da capacidade de perceber, expressar e valorizar as emoções na idade pré escolar para uma harmoniosa adaptação psicossocial. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1253 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Psicologia | pt_PT |
dc.subject | Psicologia da educação | pt_PT |
dc.subject | Inteligência emocional | pt_PT |
dc.subject | Emoções | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Idade pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Capacidade cognitiva | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Idade pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Psicologia da Educação | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Artes e Humanidades | pt_PT |
dc.title | Avaliação da capacidade de perceber, expressar e valorizar emoções nas crianças em idade pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | pt_PT |