Publication
Aprender a ser crítico com a matemática num curso de educação e formação
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Elsa Maria dos Santos | |
dc.contributor.author | Freitas, Dulce Orlanda Fernandes Adrego Jorge | |
dc.date.accessioned | 2016-05-24T14:49:42Z | |
dc.date.available | 2016-06-24T00:30:09Z | |
dc.date.issued | 2013-12 | |
dc.description.abstract | Em Portugal, de acordo com os princípios gerais da Lei de Bases do Sistema Educativo, um dos objetivos da educação é responder às necessidades resultantes da realidade social, fomentando a evolução plena e harmoniosa de cada indivíduo, no sentido de este se tornar um cidadão livre, responsável, solidário e autónomo, capaz de julgar com espírito crítico e criativo o meio social em que está inserido e de se empenhar na sua progressiva mudança. Para educar matematicamente os alunos é necessário contribuir para o desenvolvimento das suas competências e saberes, ajudando-os a se tornarem cidadãos críticos e conscientes, para que participem criticamente na comunidade e percebam como a matemática é utilizada. O presente estudo visou compreender como é que a Educação Matemática Crítica contribui para o desenvolvimento de competências matemáticas e na formação de cidadãos críticos e conscientes. Para a realização desta investigação foi selecionada uma turma de um Curso de Educação e Formação (CEF), na qual quase todos os alunos, que tinham idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, revelavam um percurso de insucesso em Matemática. O estudo foi do tipo qualitativo e tomou como método a observação participante. Recorreu-se a um conjunto de informações sobre vários temas, retirada da internet, para que os alunos as analisassem criticamente. Este estudo defende a ideia de que a Educação Matemática Crítica contribui para a realização de aprendizagens mais significativas e na formação de cidadãos mais críticos e conscientes, permitindo-lhes participar criticamente na sociedade onde estão inseridos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201160862 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1171 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_PT |
dc.subject | Educação matemática crítica | pt_PT |
dc.subject | Análise crítica | pt_PT |
dc.subject | Cidadãos críticos e concientes | pt_PT |
dc.subject | Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Exatas e da Engenharia | pt_PT |
dc.title | Aprender a ser crítico com a matemática num curso de educação e formação | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | pt_PT |