Repository logo
 
Publication

Aprender a ser crítico com a matemática num curso de educação e formação

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFernandes, Elsa Maria dos Santos
dc.contributor.authorFreitas, Dulce Orlanda Fernandes Adrego Jorge
dc.date.accessioned2016-05-24T14:49:42Z
dc.date.available2016-06-24T00:30:09Z
dc.date.issued2013-12
dc.description.abstractEm Portugal, de acordo com os princípios gerais da Lei de Bases do Sistema Educativo, um dos objetivos da educação é responder às necessidades resultantes da realidade social, fomentando a evolução plena e harmoniosa de cada indivíduo, no sentido de este se tornar um cidadão livre, responsável, solidário e autónomo, capaz de julgar com espírito crítico e criativo o meio social em que está inserido e de se empenhar na sua progressiva mudança. Para educar matematicamente os alunos é necessário contribuir para o desenvolvimento das suas competências e saberes, ajudando-os a se tornarem cidadãos críticos e conscientes, para que participem criticamente na comunidade e percebam como a matemática é utilizada. O presente estudo visou compreender como é que a Educação Matemática Crítica contribui para o desenvolvimento de competências matemáticas e na formação de cidadãos críticos e conscientes. Para a realização desta investigação foi selecionada uma turma de um Curso de Educação e Formação (CEF), na qual quase todos os alunos, que tinham idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, revelavam um percurso de insucesso em Matemática. O estudo foi do tipo qualitativo e tomou como método a observação participante. Recorreu-se a um conjunto de informações sobre vários temas, retirada da internet, para que os alunos as analisassem criticamente. Este estudo defende a ideia de que a Educação Matemática Crítica contribui para a realização de aprendizagens mais significativas e na formação de cidadãos mais críticos e conscientes, permitindo-lhes participar criticamente na sociedade onde estão inseridos.pt_PT
dc.identifier.tid201160862
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1171
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectEnsino da matemáticapt_PT
dc.subjectEducação matemática críticapt_PT
dc.subjectAnálise críticapt_PT
dc.subjectCidadãos críticos e concientespt_PT
dc.subjectEnsino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectCentro de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleAprender a ser crítico com a matemática num curso de educação e formaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoDulce Freitas.pdf
Size:
3.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: