Repository logo
 
Publication

Os processos de liderança na inclusão dos alunos com NEE

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFraga, Nuno Miguel da Silva
dc.contributor.authorSilva, Rute Oliveira Moedas da
dc.date.accessioned2017-04-24T13:55:18Z
dc.date.available2017-05-24T00:30:09Z
dc.date.issued2017-01-27
dc.description.abstractAo longo dos últimos anos têm sido tomadas medidas que objetivam impulsionar os princípios da escola inclusiva. A revisão da literatura defende que a inclusão tem como meta que todos os alunos tenham direito a uma educação igual e com qualidade. No entanto, é necessário que seja provida uma educação que respeite as características e necessidades individuais das crianças, especialmente às crianças com Necessidade Educativas Especiais (NEE), sob risco de se transformar a inclusão em exclusão. A liderança e gestão escolar é o fator sobre o qual nos concentrámos, particularmente no órgão executivo das escolas, enquanto responsável pelo envolvimento, motivação e mobilização de toda a comunidade educativa na implementação de uma filosofia inclusiva, capaz de promover o sucesso escolar de todos os alunos. Este estudo tem como finalidade investigar “Os processos de liderança na inclusão dos alunos com NEE” apoiados na seguinte pergunta de partida: Qual o papel das lideranças escolares no desenvolvimento do paradigma inclusivo na escola? A investigação é de natureza qualitativa de caracter exploratório, tendo sido adotadas como técnica de recolha de dados a entrevista semiestruturada, o inquérito por questionário e a análise documental. Os resultados do estudo sugerem que as lideranças escolares desempenham um papel significativo no desenvolvimento do paradigma inclusivo, no entanto, um sistema educacional inclusivo só se efetivará com uma gestão democrática, que estimule a participação de todos os intervenientes, a partilha de responsabilidades e o respeito pela diferença, bem como, através de políticas educativas que promovam um investimento em capital humano, quer na formação dos profissionais, quer na disponibilização de recursos para fazer face às necessidades de todos os alunos.pt_PT
dc.description.abstractOver the past few years have been taken actions which aim to promote inclusive education principles. The literature review argues that inclusion's goal is that all students have the right to an equal and quality education. However, it is necessary to provided an education that respects children’s individual characteristics and needs, especially for children with Special Educational Needs (SEN), under the risk of becoming inclusion in exclusion. The leadership and school management is the factor which we focused on, particularly in the executive body of the schools, while responsible for the involvement, motivation and mobilization of the entire educational community in the implementation of an inclusive philosophy that promotes academic success for all students. This study aims to research "The leadership processes in the inclusion of pupils with SEN" supported on the following starting question: What is the role of school leaders in the development of inclusive paradigm in school? Is a exploratory qualitative research, having been adopted as data collection technique, semi-structured interview, questionnaire survey and document analysis. The results of the research suggest that school leaders play a significant role in the development of inclusive paradigm, however, an inclusive educational system will only become effective with a democratic management that encourages the participation of all stakeholders, the shared responsibility and respect of the difference, as through educational policies that promote investment in human capital, in the training of professionals, either by the provision of resources to fulfill the needs of all students.pt_PT
dc.identifier.tid201619954pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1515
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectAdministração educacionalpt_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.subjectPesquisa qualitativapt_PT
dc.subjectSpecial educational needspt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.subjectEducational administrationpt_PT
dc.subjectCase studypt_PT
dc.subjectQualitative researchpt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Administração Educacionalpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleOs processos de liderança na inclusão dos alunos com NEEpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoRuteSilva.pdf
Size:
4.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: