Repository logo
 
Publication

Transgredir para empoderar: o empoderamento das jovens mulheres pela educação

dc.contributor.authorRodrigues, Liliana Maria Gonçalves
dc.date.accessioned2017-02-02T11:13:38Z
dc.date.available2017-02-02T11:13:38Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractEste trabalho é a base científica, e também podemos dizer, ideológica, de um relatório solicitado pelo Parlamento Europeu à Comissão dos Direitos das Mulheres e da Igualdade dos Géneros que pretende assegurar uma educação democrática e a educação para a igualdade dos géneros. Em Setembro de 2015 este relatório foi aprovado como resolução por uma larga maioria parlamentar, apoiando a ideia da educação e do currículo como instrumentos de poder. Acredito que a educação tem um papel fundamental na mudança e que é responsável pelo desenvolvimento da personalidade e pela criação de ideias que determinam atitudes, acções e perspectivas sobre o mundo, guiando-nos na vida pessoal e influenciando as escolhas profissionais. Este trabalho foi o primeiro momento de reflexão sobre esta questão e mostra o importante papel da investigação em educação e do currículo no âmbito das políticas europeias.pt_PT
dc.description.abstractThis work is the scientific basis, and we can also say, ideological, of a report requested by the European Parliament to the Committee on Women’s Rights and Gender Equality aimed at ensuring a democratic and gender equality education. In September 2015 this report was approved as a resolution by a large majority of parliamentarians1, supporting the idea of education and curriculum as power instruments. I believe that education plays a key role in changing and that is responsible for the personality development and the creation of ideas that determine attitudes, actions and perspectives on the world, guiding us in our personal lives and influencing career choices. This work was the first moment of reflection on this issue and shows the important role of research in education and curriculum within the framework of European policies.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, L. (2016). Transgredir para empoderar: o empoderamento das jovens mulheres pela educação. Revista Tempos e Espaços em Educação, 9 (18), 91-98.pt_PT
dc.identifier.doidx.doi.org/10.20952/revtee.2016vl9iss17pp 91-98pt_PT
dc.identifier.issn1983-6597
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1357
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipept_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectIgualdade dos génerospt_PT
dc.subjectDemocraciapt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectGender equalitypt_PT
dc.subjectDemocracypt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleTransgredir para empoderar: o empoderamento das jovens mulheres pela educaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasil, São Cristóvão, Sergipept_PT
oaire.citation.endPage98pt_PT
oaire.citation.startPage91pt_PT
oaire.citation.titleRevista Tempos e Espaços em Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume9 (18)pt_PT
person.familyNameRodrigues
person.givenNameLiliana
person.identifier.ciencia-id0513-E9C4-FE47
person.identifier.orcid0000-0002-8388-3042
person.identifier.ridA-9637-2014
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3b46e971-61c6-4b0d-a6bd-33c6cbbf12a4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3b46e971-61c6-4b0d-a6bd-33c6cbbf12a4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
LilianaRodrigues.pdf
Size:
445.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: