Repository logo
 
Publication

Pode um grupo de teatro escolar ser uma comunidade de prática, conducente a inovação pedagógica?

dc.contributor.advisorBrazão, José Paulo Gomes
dc.contributor.authorAndrade, Marco Castro
dc.date.accessioned2014-06-12T14:13:18Z
dc.date.available2014-06-12T14:13:18Z
dc.date.issued2014-06-12
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractO presente estudo, no âmbito do Mestrado em Ciências de Educação – Inovação Pedagógica tem como objetivo analisar o modo como uma comunidade (principal objeto de estudo), constituida por um grupo de teatro escolar, neste caso concreto “O Moniz”, constrói aprendizagens significativas, decorrentes de práticas sócioconstrutivistas, relembrando os princípios básicos sobre a influência e importância do teatro junto das comunidades educativas. O termo comunidade de prática, referida por Jeane Lave e Ettiene Wenger, que consideram a aprendizagem como um fenómeno situado, é utilizado para análise e discussão das aprendizagens emergentes desses alunos que, através de atividades práticas e metodologias informais, de trabalho colaborativo e cooperativo, entre eles, poderão favorecer e potenciar as diferentes dimensões humanas, sobretudo numa educação socializadora, para além das dimensões dos valores e da afetividade que ficam muitas vezes fora do currículo, sendo importantes para a formação integral das pessoas e indispensáveis para uma vida feliz. Este estudo de caso tem em vista utilizar uma metodologia qualitativa, usando técnicas de cariz etnográfico, no ambiente natural dos sujeitos, com o intuito de relevar e confrontar subjetividades, atendendo às percepções de cada participante. Concluimos que este grupo de teatro reúne os principais elementos de uma Comunidade de Prática (Domínio, Comunidade e Prática), designados por Wenger (1991). Além disso, são visíveis caraterísticas que permitem relacioná-lo com as CdP, tais como: o compromisso mútuo, o empreendimento múto e o reportório partilhado.por
dc.description.sponsorshipARDITI - RUMOS - QRENpor
dc.identifier.tid201177820
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/606
dc.language.isoporpor
dc.subjectInovação pedagógicapor
dc.subjectTeatro e comunidadepor
dc.subjectComunidade de práticapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispor
dc.titlePode um grupo de teatro escolar ser uma comunidade de prática, conducente a inovação pedagógica?por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineCiências da Educação - Inovação Pedagógicapor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógicapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoMarcoAndrade.pdf
Size:
2.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: