Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.34 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O Estágio Pedagógico (EP) é uma etapa fundamental para a preparação do estagiário,
futuro professor, e é sobretudo, uma etapa reflexiva e de partilha a vários níveis: científico, pessoal, pedagógico e ético-profissional.
O presente relatório de estágio visa apresentar, de forma contextualizada, as experiências de ensino/aprendizagem desenvolvidas durante a prática pedagógica realizada na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (EBSGZ), no âmbito do Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
Este trabalho é o resultado de um crescimento profissional reflexivo e profícuo, fundamentado numa análise crítico-construtiva do que foi realizado ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Esta reflexão assentou essencialmente na análise dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos e numa atitude de questionamento sustentada por diferentes referenciais teóricos e pela vontade de agir melhor.
O estágio pedagógico pressupôs uma ação reflexiva do professor estagiário em seis
domínios funcionais: Prática de Ensino Supervisionada (PES), Atividades de Integração no Meio Escolar (AIME), Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar (AICE), Atividades Complementares à Prática Letiva (ACPL), Atividades de Natureza Científico-Pedagógica(ANCP) e Outras Atividades de Enriquecimento Profissional. Cada um destes domínios visou
dotar o estagiário de várias competências, estratégias e recursos que lhe permitirão exercer futuramente uma profissão integradora e desafiante.
Description
Keywords
Estágio pedagógico Prática de ensino Educação Aprendizagem Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário . Centro de Ciências da Vida