Repository logo
 
Publication

A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: desenvolvimento de políticas e práticas educativas

dc.contributor.authorAntunes, Ana Pereira
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro Silva
dc.contributor.authorMiranda, Lúcia Cerqueira
dc.contributor.authorXavier, Joana Oliveira
dc.contributor.authorRamos, Conceição
dc.contributor.authorRaffan, Johanna Magreta
dc.date.accessioned2020-10-28T11:32:31Z
dc.date.available2020-10-28T11:32:31Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA atenção à sobredotação e a alunos com altas capacidades, na Região Autónoma da Madeira (RAM), tem sido referenciada pelo seu pioneirismo no contexto português. Neste artigo descreve-se a evolução desde os anos 90 dos mecanismos de atendimento das crianças e adolescentes com elevadas capacidades, e respetivo enquadramento legal. Os dados foram recolhidos a partir de entrevistas a alguns dos intervenientes neste processo e através da consulta de documentos disponíveis. Assim, foi possível organizar o percurso histórico da sobredotação na Madeira, apresentando um breve enquadramento da emergência do apoio à sobredotação e descrevendo três fases sequenciais do mesmo: (a) Implementação de serviços de atendimento; (b) Consolidação da prestação de serviços; e (c) Serviços prestados na atualidade. De uma forma geral, apesar da evolução e modificação dos serviços, o investimento tem-se centrado no processo de identificação e de intervenção, na formação e na prática baseada em evidência, procurando fazer convergir as atuações com as orientações internacionais na área. Apontam-se algumas reflexões sobre as políticas públicas na área da sobredotação, tendo como premissa a escola inclusiva e uma melhoria de serviços que promovam a igualdade de oportunidades e a diferenciação das práticas educativas, em função das características e necessidades de cada aluno.pt_PT
dc.description.abstractAttention to giftedness and high ability students, in the Autonomous Region of Madeira (RAM), has been acknowledged for being pioneer in Portugal. The main purpose of this paper is to outline the evolution of practices for high abilities students, and their legal framework, since the 90s, in RAM. Data were collected from interviews with some of the actors in this process and through analysis of available documents. Thus, it was possible to organise the historical path of giftedness in Madeira. So, it is presented a brief framework of the emergence of giftedness educational support and three sequential phases are also described: (a) implementation of support services; (b) consolidation of the provision of services; and (c) current services provided. In general, despite the evolution and modification of the organisation of the services, the investment has been centered on the identification and intervention process, on training and on evidence-based practice, seeking convergence of intervention with international guidelines. Some reflections on public policies about giftedness are pointed out, based on the premise of an inclusive school and a possible improvement of practices that might facilitate equal opportunities and differentiation of educational practices, according to the characteristics and needs of each student.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAntunes, A. P., Almeida, L. S., Miranda, L. C., Xavier, J. O., Ramos, C., & Raffan, J. M. (2020). A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: Desenvolvimento de políticas e práticas educativas: Giftedness in the Autonomous Region of Madeira: Development of policies and educational practices. Revista Portuguesa De Educação, 33(1), 121-136. https://doi.org/10.21814/rpe.18654pt_PT
dc.identifier.doi10.21814/rpe.18654pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2948
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educaçãopt_PT
dc.subjectSobredotaçãopt_PT
dc.subjectAltas capacidadespt_PT
dc.subjectPráticas educativaspt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectGiftednesspt_PT
dc.subjectHigh ability studentspt_PT
dc.subjectEducational practicespt_PT
dc.subjectInclusive educationpt_PT
dc.subjectMadeira (Portugal)pt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidades
dc.titleA sobredotação na Região Autónoma da Madeira: desenvolvimento de políticas e práticas educativaspt_PT
dc.title.alternativeGiftedness in the Autonomous Region of Madeira: development of policies and educational practicespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBraga (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage136pt_PT
oaire.citation.startPage121pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume3381)pt_PT
person.familyNameAntunes
person.familyNameAlmeida
person.familyNameCerqueira de Miranda
person.givenNameAna
person.givenNameLeandro
person.givenNameLúcia do Rosário
person.identifier.ciencia-idAD1E-94B0-3055
person.identifier.orcid0000-0002-3336-7867
person.identifier.orcid0000-0002-0651-7014
person.identifier.orcid0000-0002-0652-0811
person.identifier.ridB-3040-2011
person.identifier.scopus-author-id7102247228
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationcd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06
relation.isAuthorOfPublication99a55fcd-e3d9-4ae1-b194-3827555b9f0f
relation.isAuthorOfPublication6c2e7bda-f556-41d4-8403-5f920be9617f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery99a55fcd-e3d9-4ae1-b194-3827555b9f0f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A sobredotação na Região Autónoma da MadeiraAnaP.Antunes.pdf
Size:
385.7 KB
Format:
Adobe Portable Document Format