Repository logo
 
Publication

Ler, ver e ouvir: estudos sobre narrativas infanto-juvenis em suporte impresso e em suporte digital (e-book e áudio-livro)

dc.contributor.advisorBarbeitos, Diana Pimentel Penberthy de Araújo
dc.contributor.authorCesário, Vanessa Quintal
dc.date.accessioned2015-06-22T10:47:33Z
dc.date.available2015-06-22T10:47:33Z
dc.date.issued2014-10
dc.date.submitted2015-06-22
dc.description.abstractA presente dissertação de Mestrado é apresentada para a obtenção do Grau de Mestre em Gestão Cultural pela Universidade da Madeira. Esta investigação pretende efectuar uma breve revisão da bibliografia teórica acerca do livro em suporte impresso e do livro em suporte digital. Naturalmente que foram convocados conceitos como hipertexto, hipermédia e multimédia. A pergunta a formular no decurso desta investigação poderá parecer simples: como é que a linguagem (nas suas dimensões oral e escrita) no ecrã poderá funcionar de diferente forma no papel? Para tentar responder a esta questão foi imprescindível uma investigação em contexto prático para se poder obter uma resposta fundamentada e rigorosa ao problema colocado. O trabalho de campo (em contexto prático, portanto) realizou-se a partir da criação de um texto inédito, escrito pela autora da presente dissertação, através do qual se pretendeu aferir e analisar os efeitos da transição da escrita em suporte papel para meios digitais e/ou a coexistência de ambos os suportes, de forma a tentar compreender a forma como a substituição e/ou a co-presença de meios poderá afectar (e de que modo) a compreensão textual de crianças em contexto educativo, tendo em grande medida por objectivo analisar a influência da escrita e dos áudio-livros no processo de aprendizagem de crianças do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para este efeito, elaborou-se um livro em papel e um e-book para ser visualizado no ecrã de um computador e, por comparação, aferir a reacção das crianças perante os dois artefactos. Após as conclusões obtidas neste trabalho de campo, estas foram motivo de reflexão e ponto de partida para a realização de uma aplicação interactiva que neste momento está disponibilizada na store da Apple apenas para iPads.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/832
dc.language.isoporpor
dc.subjectHipertextopor
dc.subjectHipermédiapor
dc.subjectMultimédiapor
dc.subjectLivro infantilpor
dc.subjectlivro digital/e-bookpor
dc.subjectLivro impresso/tradicionalpor
dc.subjectGestão Culturalpor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Artes e Humanidadespor
dc.titleLer, ver e ouvir: estudos sobre narrativas infanto-juvenis em suporte impresso e em suporte digital (e-book e áudio-livro)por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameQuintal Cesário
person.givenNameVanessa
person.identifier.ciencia-id2117-1F65-4AB2
person.identifier.orcid0000-0002-0938-9476
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isAuthorOfPublication2aef4b68-b230-435e-87c1-850f2b59bd07
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2aef4b68-b230-435e-87c1-850f2b59bd07
thesis.degree.disciplineGestão Culturalpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Culturalpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoVanessaCesário.pdf
Size:
1.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: