Publication
Ler, ver e ouvir: estudos sobre narrativas infanto-juvenis em suporte impresso e em suporte digital (e-book e áudio-livro)
dc.contributor.advisor | Barbeitos, Diana Pimentel Penberthy de Araújo | |
dc.contributor.author | Cesário, Vanessa Quintal | |
dc.date.accessioned | 2015-06-22T10:47:33Z | |
dc.date.available | 2015-06-22T10:47:33Z | |
dc.date.issued | 2014-10 | |
dc.date.submitted | 2015-06-22 | |
dc.description.abstract | A presente dissertação de Mestrado é apresentada para a obtenção do Grau de Mestre em Gestão Cultural pela Universidade da Madeira. Esta investigação pretende efectuar uma breve revisão da bibliografia teórica acerca do livro em suporte impresso e do livro em suporte digital. Naturalmente que foram convocados conceitos como hipertexto, hipermédia e multimédia. A pergunta a formular no decurso desta investigação poderá parecer simples: como é que a linguagem (nas suas dimensões oral e escrita) no ecrã poderá funcionar de diferente forma no papel? Para tentar responder a esta questão foi imprescindível uma investigação em contexto prático para se poder obter uma resposta fundamentada e rigorosa ao problema colocado. O trabalho de campo (em contexto prático, portanto) realizou-se a partir da criação de um texto inédito, escrito pela autora da presente dissertação, através do qual se pretendeu aferir e analisar os efeitos da transição da escrita em suporte papel para meios digitais e/ou a coexistência de ambos os suportes, de forma a tentar compreender a forma como a substituição e/ou a co-presença de meios poderá afectar (e de que modo) a compreensão textual de crianças em contexto educativo, tendo em grande medida por objectivo analisar a influência da escrita e dos áudio-livros no processo de aprendizagem de crianças do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para este efeito, elaborou-se um livro em papel e um e-book para ser visualizado no ecrã de um computador e, por comparação, aferir a reacção das crianças perante os dois artefactos. Após as conclusões obtidas neste trabalho de campo, estas foram motivo de reflexão e ponto de partida para a realização de uma aplicação interactiva que neste momento está disponibilizada na store da Apple apenas para iPads. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/832 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Hipertexto | por |
dc.subject | Hipermédia | por |
dc.subject | Multimédia | por |
dc.subject | Livro infantil | por |
dc.subject | livro digital/e-book | por |
dc.subject | Livro impresso/tradicional | por |
dc.subject | Gestão Cultural | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Artes e Humanidades | por |
dc.title | Ler, ver e ouvir: estudos sobre narrativas infanto-juvenis em suporte impresso e em suporte digital (e-book e áudio-livro) | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Quintal Cesário | |
person.givenName | Vanessa | |
person.identifier.ciencia-id | 2117-1F65-4AB2 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0938-9476 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
relation.isAuthorOfPublication | 2aef4b68-b230-435e-87c1-850f2b59bd07 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2aef4b68-b230-435e-87c1-850f2b59bd07 | |
thesis.degree.discipline | Gestão Cultural | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão Cultural | por |