Publication
As lideranças no binómio escola-comunidade educativa: estudo de caso numa escola da RAM
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Fraga, Nuno Miguel da Silva | |
dc.contributor.author | João, Clara Maria Olim | |
dc.date.accessioned | 2016-09-13T10:33:51Z | |
dc.date.available | 2016-10-13T00:30:10Z | |
dc.date.issued | 2016-06 | |
dc.description.abstract | A presente investigação tem como tema central as lideranças no binómio escolacomunidade educativa: Estudo de caso numa escola da RAM. Com este estudo pretendemos analisar e compreender de que forma as lideranças influenciam a relação entre a escola e a comunidade educativa. O seu quadro teórico é constituído por três conceitos principais, a saber: a liderança, a escola e a comunidade educativa. Esta dissertação está estruturada em torno de seis capítulos. Utilizamos para esta investigação o método de estudo de caso, sustentado numa abordagem qualitativa e quantitativa. Como técnicas de recolha de dados, optamos por utilizar a entrevista semiestruturada e o inquérito por questionário. Neste sentido, as técnicas de análise de dados aplicadas foram a análise de conteúdo e a triangulação. Foram aplicados inquéritos por questionário, no sentido de identificar qual o estilo de liderança (transformacional, transacional e laissez-faire) praticado pelos presidentes dos órgãos de direção da escola, através das suas próprias perspetivas, bem como das perceções dos seus colaboradores, nomeadamente: diretores de turma, membros do Conselho da Comunidade Educativa e membros do Conselho Pedagógico. Os dados estatísticos foram processados e analisados utilizando o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). No entanto, para verificarmos como se operacionalizam essas lideranças na relação escola-comunidade educativa, efetuaram-se entrevistas aos presidentes e vice-presidente, a determinados membros do Conselho da Comunidade Educativa e ao representante de uma instituição parceira. Os resultados da investigação sugerem que o estilo de liderança transformacional é o mais observado nos procedimentos dos presidentes dos órgãos de direção que compõem a escola. Assim sendo, concluímos que as lideranças escolares promovem uma real abertura da instituição à comunidade e viabilizam uma participação coerente e mais ativa dos elementos da comunidade educativa nas dinâmicas escolares. Portanto, o desenvolvimento de projetos e atividades, juntamente com o estabelecimento de protocolos e parcerias, reforçam cada vez mais a relação entre a escola e a comunidade. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1229 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ciências da educação | pt_PT |
dc.subject | Administração do ensino | pt_PT |
dc.subject | Liderança | pt_PT |
dc.subject | Estilos | pt_PT |
dc.subject | Princípios | pt_PT |
dc.subject | Práticas | pt_PT |
dc.subject | Escolas | pt_PT |
dc.subject | Evolução | pt_PT |
dc.subject | Mudança | pt_PT |
dc.subject | Participação | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | Motivações | pt_PT |
dc.subject | Liderança escolar | pt_PT |
dc.subject | Binómios | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Comunidade educativa | pt_PT |
dc.subject | Estudos de caso | pt_PT |
dc.subject | RAM | pt_PT |
dc.subject | Madeira (Portugal) | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | As lideranças no binómio escola-comunidade educativa: estudo de caso numa escola da RAM | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação - Administração Educacional | pt_PT |