Repository logo
 
Publication

As lideranças no binómio escola-comunidade educativa: estudo de caso numa escola da RAM

datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapt_PT
dc.contributor.advisorFraga, Nuno Miguel da Silva
dc.contributor.authorJoão, Clara Maria Olim
dc.date.accessioned2016-09-13T10:33:51Z
dc.date.available2016-10-13T00:30:10Z
dc.date.issued2016-06
dc.description.abstractA presente investigação tem como tema central as lideranças no binómio escolacomunidade educativa: Estudo de caso numa escola da RAM. Com este estudo pretendemos analisar e compreender de que forma as lideranças influenciam a relação entre a escola e a comunidade educativa. O seu quadro teórico é constituído por três conceitos principais, a saber: a liderança, a escola e a comunidade educativa. Esta dissertação está estruturada em torno de seis capítulos. Utilizamos para esta investigação o método de estudo de caso, sustentado numa abordagem qualitativa e quantitativa. Como técnicas de recolha de dados, optamos por utilizar a entrevista semiestruturada e o inquérito por questionário. Neste sentido, as técnicas de análise de dados aplicadas foram a análise de conteúdo e a triangulação. Foram aplicados inquéritos por questionário, no sentido de identificar qual o estilo de liderança (transformacional, transacional e laissez-faire) praticado pelos presidentes dos órgãos de direção da escola, através das suas próprias perspetivas, bem como das perceções dos seus colaboradores, nomeadamente: diretores de turma, membros do Conselho da Comunidade Educativa e membros do Conselho Pedagógico. Os dados estatísticos foram processados e analisados utilizando o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). No entanto, para verificarmos como se operacionalizam essas lideranças na relação escola-comunidade educativa, efetuaram-se entrevistas aos presidentes e vice-presidente, a determinados membros do Conselho da Comunidade Educativa e ao representante de uma instituição parceira. Os resultados da investigação sugerem que o estilo de liderança transformacional é o mais observado nos procedimentos dos presidentes dos órgãos de direção que compõem a escola. Assim sendo, concluímos que as lideranças escolares promovem uma real abertura da instituição à comunidade e viabilizam uma participação coerente e mais ativa dos elementos da comunidade educativa nas dinâmicas escolares. Portanto, o desenvolvimento de projetos e atividades, juntamente com o estabelecimento de protocolos e parcerias, reforçam cada vez mais a relação entre a escola e a comunidade.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1229
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCiências da educaçãopt_PT
dc.subjectAdministração do ensinopt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectEstilospt_PT
dc.subjectPrincípiospt_PT
dc.subjectPráticaspt_PT
dc.subjectEscolaspt_PT
dc.subjectEvoluçãopt_PT
dc.subjectMudançapt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectMotivaçõespt_PT
dc.subjectLiderança escolarpt_PT
dc.subjectBinómiospt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectComunidade educativapt_PT
dc.subjectEstudos de casopt_PT
dc.subjectRAMpt_PT
dc.subjectMadeira (Portugal)pt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleAs lideranças no binómio escola-comunidade educativa: estudo de caso numa escola da RAMpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoClaraJoão.pdf
Size:
1.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: