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BlueStation 2: reengenharia de um sistema de disseminação de mensagens

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapt_PT
dc.contributor.advisorNóbrega, Leonel Domingos Telo
dc.contributor.advisorGomes, Luís Armando de Aguiar Oliveira
dc.contributor.authorGonçalves, António Luís da Silva
dc.date.accessioned2017-06-21T09:17:26Z
dc.date.available2017-07-21T00:30:08Z
dc.date.issued2014-07-18
dc.description.abstractMany companies that are on the market for long time encounter problems in the use and maintenance of software systems. Many of these systems are made to run on a wide range of hardware and programmed in obsolete languages. Given these factors companies have three options: 1) Run the software in the disorganized state that is in and have increasingly high updating costs. 2) Recreate the software from scratch. 3) Conduct a reengineering of the software and thus implement a more current paradigm with or without changing the programming language. Reverse engineering and/or reengineering is the way that many companies seek to evolve their software systems, avoiding large costs and difficult maintenance. Reengineering allows us recreate the existing system, with improvements in quality, maintenance, documentation and functionality. At Horários do Funchal a distributed system is used, composed of a server and Bluetooth stations (Bluestation), which are used to diffuse content to customers/commuters who are at the bus stops that they use. Over the years the system has revealed some instabilities and limitations, which made them obsolete and unable to be used by the company. Due to these factors this master thesis aimed to do a reverse reengineering of the distributed system. Reengineering went through:  Analyze all logical and physical components of the system (BlueStations and server);  Find and fix flaws the system had;  Optimize the performance of the whole system;  Develop a new application that allow to interact with BlueStations and make possible the creation and management services.  Solve usability problems, instability and lack of features that the current application presented. So that at the end of this dissertation all the work done would put the system back in operation, with new quality attributes and answer the needs that the company intends for it.pt_PT
dc.description.abstractMuitas empresas que se encontram no mercado há já muito tempo deparam-se com problemas no uso e manutenção de sistemas de software. Muitos desses sistemas são construídos para serem executados numa gama diversificada de hardware e programados em linguagens obsoletas. Perante estes fatores as empresas têm três opções: 1) Manter o software na situação de desorganização em que se encontra e terem custos cada vez mais elevados para a sua atualização. 2) Reconstruir de raiz o software. 3) Realizar uma engenharia reversa sobre o software e assim implementar um paradigma mais atual com ou sem mudança de linguagem de programação. A engenharia reversa é a forma que muitas empresas procuram para evoluir os seus sistemas de software, evitando manutenções difíceis e com grande custo. A engenharia reversa permite recriar o sistema existente, apresentando melhorias em termos de qualidade, manutenção, documentação e de funcionalidades. Nos Horários do Funchal é utilizado um sistema distribuído, composto por um servidor e estações Bluetooth (BlueStation), que são utilizadas para a disseminação de conteúdos aos clientes que se encontram nas paragens dos autocarros. Ao longo dos anos o sistema tem revelado algumas instabilidades e limitações, que tornaram-no obsoleto e incapaz de ser utilizado pela empresa. Devido a estes fatores este trabalho de mestrado teve como principal objetivo fazer uma engenharia reversa ao sistema distribuído. Está engenharia passou por:  Analisar todos os componentes lógicos e físicos do sistema (BlueStations e Servidor);  Procurar e corrigir falhas que o sistema apresentava;  Otimizar o desempenho de todo o sistema;  Desenvolver uma nova aplicação que permitisse interagir com as BlueStations e possibilitasse a criação e gestão de serviços.  Resolver os problemas de usabilidade, instabilidades e a falta de funcionalidades que aplicação atual apresentava. para que no final desta dissertação todo o trabalho desenvolvido colocasse o sistema de novo em funcionamento, com novos atributos de qualidade e respondesse as necessidades que a empresa pretende para o mesmo.pt_PT
dc.identifier.tid201662388pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1566
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectWeb applicationpt_PT
dc.subjectCORBA architecturept_PT
dc.subjectBluetoothpt_PT
dc.subjectReverse engineeringpt_PT
dc.subjectREST servicept_PT
dc.subjectDistributed systempt_PT
dc.subjectAplicação webpt_PT
dc.subjectArquitetura CORBApt_PT
dc.subjectEngenharia reversapt_PT
dc.subjectServiço RESTpt_PT
dc.subjectSistema distribuídopt_PT
dc.subjectEngenharia Informáticapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleBlueStation 2: reengenharia de um sistema de disseminação de mensagenspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informáticapt_PT

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