Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.65 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente dissertação dedica-se à análise da produção ficcional de Helena
Marques, com particular incidência em O Último Cais e A Deusa Sentada, de modo a
problematizar algumas das temáticas mais recorrentes do imaginário da autora, numa
perspetiva comparatista.
Incidindo sobre o universo feminino, este estudo analisa a condição da
mulher na Ilha da Madeira, no período que compreende o século XIX e XX, evocando
realidades sociais, históricas, culturais e ideológicas que deixam entrever algumas das
raízes socioculturais da escritora e o seu contributo literário na exposição da condição da
mulher na busca da sua afirmação numa sociedade patriarcal e, assim, de uma nova
identidade.
Na galeria dos retratos femininos apresentada por Helena Marques,
depreende-se, em particular, entidades ficcionais que representam a mulher subjugada
pelo poder patriarcal, e circunscrita a uma cláusula insular e cultural, mas também a
mulher lutadora, emancipada e profissionalmente bem-sucedida, que anuncia a mudança
da sua condição, a mulher do século XX.
Description
Keywords
Helena Marques Linguística Estudos Clássicos Língua Literatura Romance O Último Cais A Deusa Sentada Madeira (Portugal) Memória Identidade feminina Séc. XIX-XX Mulher Estudos Linguísticos e Culturais . Faculdade de Artes e Humanidades