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Abstract(s)
O presente estudo tem como objectivo analisar a satisfação dos docentes do
ensino superior e compreender os factores que estão na base da (in) satisfação docente,
de modo a contribuir para a sua prática. A amostra é constituída por 273 docentes do
ensino superior de várias instituições do País (universidades e politécnicos). O estudo é de carácter descritivo e correlacional, uma vez que pretende Estudar os níveis de satisfação dos docentes do ensino superior consoante as respectivas subescalas e verificar a existência de diferenças significativas relacionadas com variáveis sócio – demográficas e profissionais.
O instrumento utilizado foi a Escala de Satisfação do OSI – “Occupational Stress
Indicator”, versão Portuguesa, que pretende avaliar os diferentes factores de satisfação
através de 5 subescalas e um score global.
Os resultados apontam para um nível global de satisfação reduzido, sem diferenças
significativas quanto à idade, anos de serviço, área leccionada, cargos ocupados, idade, estado civil e tipo de instituição de ensino. Das variáveis em estudo apenas houve
diferenças significativas relativamente ao sexo/género face à “satisfação com as
relações interpessoais”; tipo de contrato relativamente à “satisfação com o próprio
trabalho” e anos de serviço na actual instituição quanto à “satisfação com a realização, valor e crescimento”, “satisfação com a estrutura organizacional”, “satisfação com os
processos organizacionais” e score global, pelo que os mais satisfeitos parecem ser os
que estão há menos tempo na actual instituição.
Description
Keywords
Satisfação no trabalho Satisfação docente Ensino Superior . Centro de Artes e Humanidades
