Publication
Catequizar e instruir. O discurso pedagógico missionário jesuíta no Brasil: algumas notas históricas para a compreensão do encontro e do conflito entre culturas
dc.contributor.author | Veríssimo, Nelson | |
dc.date.accessioned | 2022-12-05T14:55:45Z | |
dc.date.available | 2022-12-05T14:55:45Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | A actividade missionária possibilitou contactos próximos entre os povos indígenas e os mensageiros do Evangelho. No Brasil, os missionários, despojados de quase tudo, embrenharam-se por rios e florestas, aprenderam as línguas indígenas, compuseram gramáticas e catecismos nestas línguas, e serviram-se dos recursos da natureza para melhor transmitirem a mensagem de salvação. Empenharam-se na defesa dos índios, quando os colonizadores se mostravam irredutíveis nos seus propósitos escravistas. Fundaram aldeias e impuseram regras de sociabilidade aos nativos. Exigiram-lhes que renunciassem à poligamia e à antropofagia, bem como a alguns costumes considerados bárbaros. Ensinaram-lhes a ler e escrever, introduziram novas técnicas agrícolas e pecuárias, apresentaram-lhes alfaias desconhecidas, sempre sob os desígnios da Boa Nova. Nesta conferência, analisaremos, ainda que de forma sucinta, o discurso pedagógico missionário do ponto de vista da interculturalidade, conjugado com o natural espírito de proselitismo que o animava, fazendo referência breve ao processo de alegorização, comum na época, que estabelecia analogias entre o mundo natural e o moral. | pt_PT |
dc.description.abstract | L’œuvre missionnaire a permis d’établir des liens étroits entre les peuples indigènes et les messagers de l’Évangile. Au Brésil, les missionnaires, pourvus de presque rien, s’en sont allés par les fleuves et les forêts, ont appris les langues indigènes, ont composé des grammaires et des catéchismes dans ces langues et se sont servis des ressources de la Nature pour mieux transmettre le message du Salut. Ils se sont engagés dans la défense des indiens, quand les colonisateurs se montraient irréductibles dans leurs positions esclavagistes. Ils ont fondé des villages et ont imposé des règles de sociabilité aux natifs. Ils leur ont exigé de renoncer à la polygamie et à l’anthropophagie, ainsi qu’à d’autres coutumes considérées comme barbares. Ils leur ont appris à lire et à écrire, ont introduit des techniques agricoles et d’élevages, leur ont présenté des outils inconnus, toujours à dessein de la Bonne Nouvelle. Dans cette conférence, nous analyserons, bien que succinctement, le discours pédagogique missionnaire du point de vue de l’interculturalité, articulé avec le naturel esprit de prosélytisme qui l’animait, tout en faisant une brève référence au procès d’allégorisation commun à l’époque qui établissait des analogies entre le monde naturel et le monde moral. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Veríssimo, N. (2008). Catequizar e instruir. O discurso pedagógico missionário jesuíta no Brasil: algumas notas históricas para a compreensão do encontro e do conflito entre culturas. In Christine Escallier e Nelson Veríssimo (Org.) Educação e cultura: Actas do II Colóquio do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira e VII Colóquio Internacional da Sociedade Europeia de Etnografia da Educação (pp. 23-34). Funchal: DCE – Universidade da Madeira | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/4845 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade da Madeira | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Missionários | pt_PT |
dc.subject | Jesuítas | pt_PT |
dc.subject | Evangelização | pt_PT |
dc.subject | Índios | pt_PT |
dc.subject | Brasil | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Catequizar e instruir. O discurso pedagógico missionário jesuíta no Brasil: algumas notas históricas para a compreensão do encontro e do conflito entre culturas | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal, Madeira (Portugal) | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 34 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 23 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação e cultura: Actas do II Colóquio do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira e VII Colóquio Internacional da Sociedade Europeia de Etnografia da Educação | pt_PT |
person.familyName | Veríssimo | |
person.givenName | Nelson | |
person.identifier.ciencia-id | 0112-0BC7-2619 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 5774390c-87e3-4e5c-90f3-ad560cff2da7 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 5774390c-87e3-4e5c-90f3-ad560cff2da7 |