Repository logo
 
Publication

Ilustração e interpretação textual: a arte como estratégia de ensino-aprendizagem na área de linguagens e códigos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Jesus Maria
dc.contributor.authorAlmada, Cristiane Patrícia Barros
dc.date.accessioned2016-02-26T14:14:28Z
dc.date.available2016-03-27T01:00:11Z
dc.date.issued2014-02
dc.description.abstractInvestiguei a arte como estratégia de ensino/aprendizagem e como esta prática estabelece quebra de paradigmas e incentivo à autonomia discente. Para tanto fiz uma breve descrição histórica acerca do panorama teórico correlacionado com o percurso das inovações educacionais desde o final da Idade Média até a contemporaneidade, buscando identificar de que forma o acúmulo teórico-metodológico gerado por este itinerário influenciou na disciplina Arte/Educação e no seu potencial inovador. Observei ainda como a ilustração textual, produzida pelos educandos, funciona como veículo de reelaboração crítica de suas realidades mediata e imediata. Esta investigação teve como sujeitos alunos do nono ano do Ensino Fundamental II, no decorrer de 2011, na escola autogestionária Waldorf Micael, em Fortaleza, Ceará, Brasil. Ao longo das observações, procurei responder às seguintes questões: De que maneira a ilustração textual se configura na qualidade de mediadora de processos interpretativos no contexto de ensino/aprendizagem em arte e literatura? De que forma, ela, no contexto da sistemática pedagógica, se revela como ferramenta de inovação pedagógica? Qual a sua importância no desenvolvimento do senso crítico do educando, e como tal fato se configura inovador? Como interfere na apreensão da realidade do educando, no seu aspecto estético, político e social? Os dados da investigação foram obtidos por meio de entrevistas, análise documental e observação participante; dessa forma esta pesquisa configurou-se como qualitativa, do tipo etnográfica e de base hermenêutica.pt_PT
dc.identifier.tid201178346
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1074
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectIlustração e interpretação textualpt_PT
dc.subjectArte como estratégia de ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectEducação pela artept_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleIlustração e interpretação textual: a arte como estratégia de ensino-aprendizagem na área de linguagens e códigospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoCristianeAlmada.pdf
Size:
16.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: