Publication
Aprendizagem colaborativa e recursos educacionais abertos
dc.contributor.author | Gomes, Antenor Rita | |
dc.contributor.author | Brazão, Paulo | |
dc.date.accessioned | 2020-03-03T15:37:21Z | |
dc.date.available | 2020-03-03T15:37:21Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O objetivo central deste trabalho é discutir a produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) por parte dos educadores, buscando relações com as aprendizagens colaborativas. Dito de outro modo, o trabalho insere-se na reflexão em torno das oportunidades que a produção de artefatos educacionais proporciona para o estabelecimento de um cenário educativo colaborativo – O texto se pauta em estudos teóricos correlatos e apresenta dados de um projeto de pesquisa em fase de implantação, a ser desenvolvido em rede na Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Brasil) e a Universidade da Madeira (UMA - Portugal) fruto de uma parceria entre a UNEB a UMA e a Universidade de Cádiz (UCA-Espanha). Nesta ocasião, refletimos sobre as formas de produção e socialização do conhecimento na contemporaneidade, as aprendizagens abertas e compartilhadas e a produção de artefatos sócio tecnológicos para e pela educação. | pt_PT |
dc.description.abstract | The central objective of this work is to discuss the production of Open Educational Resources (OER) by educators, seeking relationships with collaborative learning. In other words, the work is part of the reflection on the opportunities that the production of educational artifacts provides for the establishment of a collaborative educational scenario - The text is based on related theoretical studies and presents data from a research project in phase (UNEB - Brazil) and the University of Madeira (UMa - Portugal), the result of a partnership between UNEB and UMa and the University of Cadiz (UCA - Spain). On this occasion, we reflect on the forms of production and socialization of knowledge in the contemporary world, open and shared learning and the production of socio-technological artifacts for and by education. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Gomes, A. R. & Brazão, P. (2019). Aprendizagem colaborativa e recursos educacionais abertos. Científic@-Multidisciplinary Journal, 6(1), 16-25. | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.29247/2358-260X.2019v6i1.p16-25 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/2767 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Faculdade Evangélica de Goianéisa | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa | pt_PT |
dc.subject | Recursos sócio tecnológicos | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Collaborative learning | pt_PT |
dc.subject | Sociotechnological resources | pt_PT |
dc.subject | Teacher training | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Aprendizagem colaborativa e recursos educacionais abertos | pt_PT |
dc.title.alternative | Collaborative learning and open educational resources | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 25 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 16 | pt_PT |
oaire.citation.title | Científic@-Multidisciplinary Journal | pt_PT |
oaire.citation.volume | 6(1) | pt_PT |
person.familyName | Brazão | |
person.givenName | José Paulo Gomes | |
person.identifier | Brazão, P. | |
person.identifier.ciencia-id | 0E13-0868-B5E2 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3575-4366 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 69e6d9ab-099e-4bc9-a985-6fa734ea6e0e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 69e6d9ab-099e-4bc9-a985-6fa734ea6e0e |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Aprendizagem colaborativa e recursos educacionais abertosPauloBrazão.pdf
- Size:
- 406.61 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: