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Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1/PE do Galeão-São Roque e na EB1/PE Lombada-São Martinho
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Brazão, José Paulo Gomes | |
dc.contributor.author | Silva, Marisa José Santos da | |
dc.date.accessioned | 2015-11-24T12:17:26Z | |
dc.date.available | 2015-11-24T12:17:26Z | |
dc.date.issued | 2015-02 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio foi elaborado no intuito de adquirir o grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. É, assim, o resultado do estágio curricular desenvolvido em duas instituições públicas. Neste sentido, salienta-se as vivências estabelecidas no decurso da intervenção pedagógica com um grupo de crianças de 1.º ano de escolaridade da Escola Básica do 1º Ciclo do Ensino Básico com Pré-Escolar do Galeão, quer com um grupo de crianças do Pré-Escolar da Escola Básica do 1º Ciclo do Ensino Básico com Pré-Escolar da Lombada. Trata-se de um relatório reflexivo e crítico acerca da ação pedagógica, que reúne saberes e considerações constantes que visavam melhorar a prática do docente. Por essa razão, houve a necessidade, de no corpus teórico do relatório, destacar o professor, enquanto agente reflexivo e investigador associado à construção de identidade profissional. Salienta-se também que, ao longo do estágio pedagógico, a práxis foi determinada pela investigação-ação. A utilização desta metodologia visou delinear objetivos e estratégias, com a finalidade de promover melhorias nos contextos supramencionados. Para o efeito, adotou-se uma pedagogia centrada na aprendizagem cooperativa e na diferenciação pedagógica, no sentido de responder às seguintes questões-problema: “Como promover os afetos de forma a consolidar a aprendizagem” e “Como promover a aprendizagem cooperativa de forma a desenvolver as competências sociais das crianças da sala verde?”. Sendo as crianças o âmago destas interrogações, apresenta-se neste relatório informações relativas aos contextos educacionais e caraterísticas das mesmas. Em termos estruturais, o relatório comporta quatro capítulos. O primeiro diz respeito ao enquadramento teórico, o segundo é alusivo à opção metodológica e os outros dois são relativos à intervenção pedagógica in loco. Conclui-se o relatório, fazendo referência às considerações finais e à bibliografia consultada. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/901 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1/PE do Galeão-São Roque e na EB1/PE Lombada-São Martinho | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de Estágio para obtenção de Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |