Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório da experiência profissional no ensino da educação física

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoAndréReis.pdf820.69 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório da Experiência Profissional constitui-se como um requisito obrigatório para a obtenção do grau de mestre no curso do Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Madeira. Este é um passo determinante para alcançar uma maior polivalência no processo de formação, olhando para a carreira profissional de uma forma mais assertiva e confiante, face aos novos desafios que o quadro atual coloca. Neste relatório, procuraremos efetuar uma análise sumária, descritiva e reflexiva, acerca das metodologias desenvolvidas no âmbito da prática docente da Expressão FísicoMotora nas escolas do Primeiro Ciclo da Região Autónoma da Madeira. Este trabalho encontra-se dividido da seguinte forma: (1) Introdução; (2) Enquadramento teórico da atividade profissional; (3) Contextualização da atividade profissional; (4) Prática letiva; (5) Gestão do processo ensino-aprendizagem; (6) Reflexão critica; (7) Desporto Escolar; (8) Reflexão crítica; e (9) Síntese e perspetivas futuras. Esta estrutura, permite-nos expor o nosso trajeto curricular, assim como refletir e justificar as nossas intervenções nas atividades desenvolvidas ao nível da Escola e do Desporto Escolar. A passagem por este processo de formação permite-nos, agora, justificar melhor as opções metodológicas mais eficientes no processo de Ensino-Aprendizagem. Um dos maiores desafios da atualidade na Educação Física escolar é desenvolver um currículo com qualidade e em função das necessidades do aluno.
This Professional Experience Report was established as a mandatory requirement for the degree of master in the course of Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, of the University of Madeira. This is a decisive step to achieve greater multifunctionality in the training process, looking at the professional career in a more assertive and confident way, regarding the new challenges that the current framework places. In this report, we will make a brief, descriptive and reflective analysis about the methodologies developed in the context of the practice of Physical and Motor Expression teaching in the First Cycle schools of Madeira Autonomous Region. This work is divided as follows: (1) Introduction; (2) Theoretical background of professional activity; (3) Professional activity contextualization; (4) Teaching practice; (5) Teaching-learning process management; (6) Critical thinking; (7) School Sports; (8) Critical thinking; And (9) Synthesis and future perspectives. This structure allows us to present our curricular path, as well as reflect and justify our interventions in the activities developed at School and School Sport level. The transition through this training process allows us, at this moment, to better justify the most efficient methodological options in the Teaching-Learning process. Nowadays, one of the biggest challenges in Physical Education is developing a curriculum with quality that is tailored to the student’s needs.

Description

Keywords

Escola Expressão físico-motora Desporto escolar Experiência profissional School Physical-motor expression School sport Professional experience Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License