Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.39 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da
Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, da Universidade da Madeira,
no ano letivo de 2012/2013. Tem como objetivo analisar e refletir sobre o trabalho
implementado nas duas turmas do 8º ano que me foram atribuídas, incidindo sobre a
motivação dos alunos face à presença de outros materiais além do típico caderno de
exercícios e do manual na aula de matemática. Deste modo, relatarei algumas aulas
onde foram propostas atividades com recurso a materiais manipuláveis, jogos e
computadores.
Esta pesquisa foi realizada com base numa avaliação qualitativa que incidiu
sobre a observação direta do trabalho desenvolvido pelos alunos, através dos registos
escritos e de gravações de vídeo e áudio de algumas aulas, de forma a poder transmitir
com maior exatidão a postura e o empenho dos alunos no decurso destas atividades.
Description
Keywords
Matemática Ensino da matemática Investigação Motivação Atividades investigativas Materiais manipuláveis Tecnologias Jogos Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia