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Sucesso académico e características motivacionais em alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário

dc.contributor.advisorPocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
dc.contributor.authorCalaça, Nádia Carina Alves de Sousa
dc.date.accessioned2013-07-02T11:08:25Z
dc.date.available2013-07-02T11:08:25Z
dc.date.issued2013-07-02
dc.date.submitted2011
dc.description.abstractNos dias de hoje verifica-se que no contexto escolar surgem diversas situações em que os alunos demonstram ter baixa motivação, o que resulta de uma baixa auto-estima e baixa auto-eficácia académica. Nesta perspectiva torna-se fulcral clarificar estes construtos e também outros não menos importantes, nomeadamente as atribuições causais e metas académicas e a pertinência dos mesmos no sucesso académico dos alunos. Nesta óptica, o objectivo central deste estudo consiste em tentar evidenciar se as características motivacionais, tais como, a auto-estima global, a auto-eficácia académica, as atribuições causais e as metas académicas influenciam de alguma forma o sucesso académico dos alunos que frequentam o 9º e 12ºanos, operacionalizado através das classificações dos exames nacionais (Língua Portuguesa/Português e Matemática). Complementarmente pretende-se perceber se as características motivacionais variam em função das variáveis sociodemográficas (idade, ano de escolaridade, género, habilitações literárias dos pais e área de residência). Neste estudo participaram 450 alunos de ambos os sexos, sendo 54,2% do sexo feminino e 45,8% do sexo masculino, que frequentam o 9º e 12º ano de escolaridade, em várias escolas da Região Autónoma da Madeira no ano lectivo 2009/2010. Os resultados apontam para a existência correlações positivas e negativas entre as características motivacionais e o sucesso académico, tais como a auto-estima global, a auto-eficácia académica, as atribuições causais e as metas académicas encontram-se de alguma forma correlacionadas com o sucesso académico. Relativamente às variáveis sociodemográficas, os resultados evidenciam a existência de diferenças significativas entre as atribuições causais para factores aleatórios e evitamento pressão social em contexto escolar e o ano de escolaridade. Foram evidenciadas diferenças significativas na auto-eficácia académica para o género, habilitações literárias dos pais e área de residência. Para a auto-estima global não foram constatadas diferenças em função das variáveis sociodemográficas.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/424
dc.language.isoporpor
dc.subjectSucesso académicopor
dc.subjectVariáveis motivacionaispor
dc.subjectAuto-estimapor
dc.subjectAuto-eficácia académicapor
dc.subjectAtribuições causaispor
dc.subjectMetas académicaspor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Artes e Humanidadespor
dc.titleSucesso académico e características motivacionais em alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia da Educaçãopor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopor

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