Repository logo
 
Publication

O princípio de publicidade: da dimensão crítica à dimensão sócio-antropológica

dc.contributor.authorMateus, Samuel
dc.date.accessioned2020-09-30T10:44:04Z
dc.date.available2020-09-30T10:44:04Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO conceito de publicidade, entendido como a qualidade daquilo que pertence ao domínio público, é central nas sociedades humanas. Apesar disso, foi sucessivamente abordado de forma indireta, seja através da ideia de Esfera Pública, seja através da ideia de “Publicidade” no sentido de advertising. Apresentando-o a partir das perspetivas históricas crítica e demonstrativa, este artigo pretende consagrar o princípio de publicidade como um campo de estudos autónomo. Para tal, propõe-se uma terceira perspetiva, a socioantropológica, a qual salienta a essência comunicacional da publicidade.pt_PT
dc.description.abstractThe concept of ‘publicity’, understood as the quality of something that belongs to the public domain, is vital to human societies. Nonetheless, it has consecutively been addressed in an indirect manner, either through the notion of the public sphere, or through the notion of ‘advertising’. Presenting it from the critical and demonstrative historical perspectives, this article aims to present the principle of publicity as a separate field of study. Thus, it postulates a third perspective, a socio-anthropological one, which emphasizes the communicational spirit of publicity.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMateus, S. (2012). O princípio de publicidade: da dimensão crítica à dimensão sócio-antropológica. Cadernos de Estudos Mediáticos, nº 9 ,71-83.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2908
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEdições Universidade Fernando Pessoapt_PT
dc.subjectEsfera públicapt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectPrincípio de publicidadept_PT
dc.subjectTeoria da comunicaçãopt_PT
dc.subjectPublic spherept_PT
dc.subjectAdvertisingpt_PT
dc.subjectPrinciple of publicitypt_PT
dc.subjectCommunication theorypt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleO princípio de publicidade: da dimensão crítica à dimensão sócio-antropológicapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage83pt_PT
oaire.citation.startPage71pt_PT
oaire.citation.titleCadernos de Estudos Mediáticospt_PT
oaire.citation.volume9pt_PT
person.familyNameMateus
person.givenNameSamuel
person.identifier0000000069601294
person.identifier.ciencia-id7510-B725-7BE3
person.identifier.orcid0000-0002-1034-6449
person.identifier.scopus-author-id57188589802
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb4dedee1-9076-4d77-a4e7-096bbc60b651
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb4dedee1-9076-4d77-a4e7-096bbc60b651

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O_Principio_de_Publicidade_da_dimensaoSamuelMateus.pdf
Size:
80.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format