Repository logo
 
Publication

Modelos curriculares na educação de infância: o enfoque na expressão dramática: da teoria às práticas

dc.contributor.advisorSousa, Jesus Maria Angélica Fernandes
dc.contributor.authorKot-Kotecki, Ana Maria França Freitas
dc.date.accessioned2015-04-16T14:44:28Z
dc.date.available2015-04-16T14:44:28Z
dc.date.issued2013-02
dc.date.submitted2015-04-16
dc.description.abstractEsta investigação, de natureza qualitativa, pretendeu num primeiro propósito compreender a importância do currículo enquanto referencial para o desenvolvimento da educação ao longo dos tempos, desde as teorias tradicionais às teorias críticas e pós-críticas. Num segundo propósito, analisar teoricamente três modelos curriculares (High Scope, Movimento da Escola Moderna, Reggio Emilia), no âmbito da educação de infância, à luz de uma educação preconizada na atualidade e compreender a valorização do domínio da expressão dramática nos modelos curriculares em estudo. Como terceiro propósito, pretendeu, através de um estudo de caso, verificar a dinâmica da atividade de expressão dramática inerente às práticas pedagógicas dos educadores de infância cooperantes no curso de Licenciatura em Educação de Infância, da Universidade da Madeira. Entrevistámos um grupo de quinze educadores cooperantes, observámos as práticas pedagógicas de dois educadores no âmbito da expressão dramática e registámos ainda as atividades realizadas pelas crianças. Quanto aos resultados, reforçámos a ideia que os modelos curriculares são gramáticas pedagógicas importantes para as práticas dos educadores de infância. Relativamente às práticas pedagógicas observadas no domínio da expressão dramática, estas revelaram que é necessário aperfeiçoar os referenciais teóricos dos educadores, bem como a construção da planificação de atividades para garantir uma intervenção sustentada e um maior espaço de manobra à criança num contexto de aprendizagem autêntica e significativa.por
dc.description.sponsorshipCITMA - Centro de Investigação e Tecnologia da Madeirapor
dc.identifier.tid101258828
dc.identifier.tid101258828
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/737
dc.language.isoporpor
dc.subjectExpressão dramáticapor
dc.subjectModelos curricularespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectEducação Pré-escolarpor
dc.subjectCiências da Educação na área do Currículopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispor
dc.titleModelos curriculares na educação de infância: o enfoque na expressão dramática: da teoria às práticaspor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameFrança Kot-Kotecki
person.givenNameAna Maria
person.identifier.ciencia-id2C1F-D30A-61E1
person.identifier.orcid0000-0002-4313-8363
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
relation.isAuthorOfPublication7d3bb904-a4c0-41f3-9aa5-dd2601da06e5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7d3bb904-a4c0-41f3-9aa5-dd2601da06e5
thesis.degree.disciplineCiências da Educação na área de Currículopor
thesis.degree.levelDoutorpor
thesis.degree.nameTese de Doutoramento em Ciências da Educação na área de Currículopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DoutoramentoAnaMariaKot-Kotecki.pdf
Size:
5.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: