Publication
Relatório de estágio realizado na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Correia, Fernando Luís de Sousa | |
dc.contributor.author | Correia, Sandra Maria Teixeira Moreira | |
dc.date.accessioned | 2016-01-11T16:06:43Z | |
dc.date.available | 2016-02-12T01:30:10Z | |
dc.date.issued | 2014-02 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio insere-se no segundo ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo sido elaborado para a obtenção do grau de mestre. O estágio pedagógico foi realizado na turma 3.º B da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Com a redação deste relatório pretendo expor a análise e a reflexão relativas ao estágio pedagógico desenvolvido. Todo este processo reveste-se de fundamentação teórica, com o intuito de credibilizar as afirmações, o planeamento, a metodologia e as estratégias educativas utilizadas. São apresentados os dados adquiridos através da metodologia de investigaçãoação, que possibilitou determinar a questão-problema a investigar, desenvolvendo a competência matemática. Permitindo também recolher dados acerca dos interesses e dificuldades dos alunos, a fim de reajustar a prática educativa. A práxis baseou-se sobretudo na aprendizagem significativa e na aprendizagem pela ação, ou seja, num processo de ensino-aprendizagem onde os alunos são os principais construtores do seu conhecimento. Neste sentido, os pressupostos metodológicos adotados incidiram na perspetiva construtivista, na aprendizagem cooperativa e na promoção de atividades contextualizadas e promotoras da motivação dos alunos. Ao longo do relatório estão patentes as atividades promovidas com os alunos nas diversas áreas curriculares e as intervenções realizadas com a comunidade educativa. Estas últimas tiveram como finalidade promover uma parceria entre a escola, pais e restante comunidade escolar, pois quando esta está entrosada surte nos alunos aprendizagens significativas e contextualizadas. De igual modo, exibe-se a avaliação, que foi imprescindível para a recolha de informações, que permitiram aperfeiçoar as práticas. O relatório desfecha com a reflexão final acerca da intervenção pedagógica desenvolvida, constituída pelos aspetos mais pertinentes que contribuíram para o meu crescimento e desenvolvimento enquanto pessoa e profissional. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/984 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Estágio pedagógico | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Competência matemática | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio realizado na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |