Repository logo
 
Publication

O cinema como uma linguagem mediadora da aprendizagem de língua estrangeira: uma investigação da prática pedagógica e sua dinâmica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFino, Carlos Manuel Nogueira
dc.contributor.advisorMacedo, Roberto Sidnei Alves
dc.contributor.authorSoares, Rogéria Pereira Fernandes
dc.date.accessioned2018-11-02T16:15:59Z
dc.date.available2018-11-02T16:15:59Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO Estudo, que incide sobre a prática de uma turma da 4a série do Ensino Fundamental I de um Colégio particular situado em meio urbano da cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco – Brasil, descreve e interpreta criticamente como alunos entre dez e onze anos de idade e a professora/investigadora, durante o ano letivo de 2009, exploraram o cinema como linguagem mediadora da aprendizagem de língua estrangeira em um conjunto de debates na área de inovação pedagógica, em uma análise das questões educacionais contemporâneas inerentes a esse contexto, onde o cinema surge como dispositivo facilitador das práticas pedagógicas, na ação de construir conhecimento e gerar aprendizagem. Uma pesquisa etnográfica com participação ativa, na qual “mergulho”, com alto grau de participação, em uma profunda e prolongada análise e interpretação do objeto em estudo, no seu contexto usual e nas condições reais de produção. O estudo divide-se em duas partes, sendo a primeira uma revisão da literatura, onde discuto questões relacionadas à cultura, ao uso das TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), ao cinema quanto prática pedagógica e à cognição, à luz de Papert, Vygotsky, Morin, entre outros, procurando fundamentar uma prática educativa tendo o cinema como dispositivo facilitador da aprendizagem de uma segunda língua. Na segunda parte descrevo uma pesquisa que analisa os participantes e o ambiente em determinado contexto, considerando as significações que permeiam as palavras, as frases, ou seja, as mensagens, em uma compreensão do sentido em uma analise crítica de interpretação dos significados de forma descritiva, procurando considerar as várias subjetivações elaboradas no processo de aprendizagem de uma segunda língua, tendo o cinema como linguagem mediadora das práticas pedagógicas desse processo.pt_PT
dc.description.abstractThis study, carried out within the educational practice of a 4th grade class at a private elementary school situated in a middle class neighborhood of Recife, capital of the State of Pernambuco, Brazil, describes and interprets how, from a critical perspective, the teacher/researcher and students, between ten and eleven years of age, in the course of the 2009 academic year, explore cinema as a mediating language in learning a foreign tongue. Through a series of debates in the area of pedagogical innovation and an analysis of contemporary educational issues which are inherent to this context, cinema arises as the facilitating device for teaching practice in the act of building knowledge and generating learning. An ethnographic study, typical of action research “submerges” the researcher in a highly participative, deep and prolonged analysis and interpretation of the subject matter in its usual context and real conditions of production. The study is divided into two parts. The first is a text review where matters related to culture, the use of TIC (Information and Communication Technology), cinema as teaching and cognitive practice are discussed in the light of Papert, Vygotsky, Morin, among others, trying to base an educational practice with cinema as its facilitating device for learning a second language. The second part describes the research that analyzes participants and environment in a specified context, taking into account the meanings that permeate words, sentences, or rather, messages. An understanding of sense in a critical analysis of descriptive interpretation of meaning, seeks to consider various subjections formed within the process of learning a second language, having cinema as the mediating language in the pedagogical practices in said process.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2137
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLíngua estrangeirapt_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectForeign languagept_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectTeaching innovationpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleO cinema como uma linguagem mediadora da aprendizagem de língua estrangeira: uma investigação da prática pedagógica e sua dinâmicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNamePereira Fernandes Soares
person.givenNameRogéria
person.identifier.ciencia-id7616-859B-7609
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublicationdb801e65-a330-4da4-8ec1-d49dda91afe8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydb801e65-a330-4da4-8ec1-d49dda91afe8
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação - Área Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoRogériaSoares.pdf
Size:
2.54 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: