Repository logo
 
Publication

Centro de Apoio a Crianças e Jovens. Um ambiente de aprendizagem não formal potenciador de práticas pedagógicas inovadoras?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha
dc.contributor.authorFigueira, Alícia Ornelas
dc.date.accessioned2023-05-23T10:38:48Z
dc.date.available2023-05-23T10:38:48Z
dc.date.issued2023-01-17
dc.description.abstractO presente estudo, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação- Inovação Pedagógica, tem como objetivo compreender qual a natureza das práticas pedagógicas em um ambiente não formal de aprendizagem, mais propriamente no Centro de Apoio a Crianças e Jovens de Câmara de Lobos (CACJ). A Inovação Pedagógica pressupõe uma quebra de paradigma, privilegiando práticas pedagógicas que permitam a aprendizagem autónoma dos sujeitos. Considerando que a educação não formal é marcada pela descontinuidade, eventualidade e informalidade, que tem como principal característica a flexibilidade quanto ao tempo, ao espaço e aos conteúdos, os ambientes não formais de aprendizagem poderão tornar-se espaços potenciadores de Inovação Pedagógica. A presente investigação é de abordagem qualitativa, de cariz etnográfico, desenvolvendo-se através da imersão da investigadora no ambiente natural dos sujeitos, com vista à compreensão e descrição detalhada do quotidiano do grupo, como também o acesso a formas de entendimento da realidade estudada através dos padrões culturais e significados experienciados no interior do grupo. Desta forma, foram utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados, com principal destaque para a observação participante, que constituiu os principais recursos da investigação empírica, que se complementou com registos de cariz etnográfico, como o diário de bordo, as notas de campo e as conversas informais recolhidos durante a estada no contexto de estudo. As conclusões desta investigação apontam para o reconhecimento deste ambiente não formal de aprendizagem, como um espaço potenciador de práticas pedagógicas que permitem às crianças e jovens a construção autónoma das suas aprendizagens, através de dinâmicas diferenciadas que promovem a interação entre o grupo e por sua vez a inclusão social.pt_PT
dc.description.abstractThe present study, within the scope of the Master in Educational Sciences - Pedagogical Innovation, aims to understand the nature of pedagogical practices in a non-formal learning environment, more specifically in the Children and Youth Support Center of Câmara de Lobos (CACJ). Pedagogical Innovation presupposes a paradigm shift, privileging pedagogical practices that allow the autonomous learning of subjects. Considering that non-formal education is marked by discontinuity, eventuality and informality, whose main characteristic is flexibility in terms of time, space and content, non-formal learning environments can become spaces that enhance Pedagogical Innovation. The present investigation has a qualitative approach, of an ethnographic nature, being developed through the immersion of the researcher in the natural environment of the subjects, with a view to understanding and detailed description of the daily life of the group, as well as access to ways of understanding the reality studied through of cultural patterns and meanings experienced within the group. In this way, different data collection techniques were used, with emphasis on participant observation, which built the main resources of empirical research, which was complemented with ethnographic records, such as the logbook, field notes and informal conversations collected during the stay in the study context. The conclusions of this investigation point to the recognition of this non-formal learning environment, as a space that enhances pedagogical practices that allow children and young people to independently construct their learning, through differentiated dynamics that promote interaction between the group and, in turn, social inclusion.pt_PT
dc.identifier.tid203294971pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5184
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCentro de apoio a crianças e jovenspt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectEducação não formalpt_PT
dc.subjectEtnografiapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectInclusão socialpt_PT
dc.subjectSupport center for children and youthpt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectNon-formal educationpt_PT
dc.subjectEthnographypt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectSocial inclusionpt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleCentro de Apoio a Crianças e Jovens. Um ambiente de aprendizagem não formal potenciador de práticas pedagógicas inovadoras?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_ Inovação Pedagógica_ Alicia Figueira_ 16 de Fev 2023.pdf
Size:
2.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: