Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro

dc.contributor.advisorGouveia, Élvio Rúbio Quintal
dc.contributor.authorAbreu, Catarina Isabel Soares de
dc.date.accessioned2015-04-17T10:23:00Z
dc.date.available2015-04-17T10:23:00Z
dc.date.issued2014-09
dc.description.abstractO estágio pedagógico (EP) é uma etapa importante para a formação dos professores onde é possível, em contexto real, aplicar os conhecimentos e competências adquiridas ao longo na vida académica. O presente relatório de EP tem como objetivos descrever, fundamentar e refletir sobre as opções metodológicas/pedagógicas tomadas e as experiências vivenciadas nas atividades previstas nas linhas programáticas: prática letiva, atividade de intervenção na comunidade escolar, atividade de integração no meio e atividades de natureza científico-pedagógicas. O EP foi realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro no ano letivo 2013/2014. A prática letiva compreendeu a gestão do processo de ensino-aprendizagem (E-A) de duas turmas, uma do 3º ciclo e outra do 11º ano do curso profissional, e a assistência às aulas da colega de estágio e de um professor experiente. A atividade de intervenção na comunidade escolar, denominada "III Olimpíadas Brazão de Castro", foi uma atividade direcionada para toda a comunidade escolar e procurou ir ao encontro de alguns dos princípios orientadores presentes no projeto educativo de escola (PEE). As atividades de integração no meio foram compostas pelas atividades no âmbito da direção de turma (caraterização da turma e estudo caso) e na ação de extensão curricular. Relativamente às atividade de âmbito da direção de turma, permitiu-nos recolher informações pertinentes, possibilitando a adequação da nossa intervenção junto dos alunos. Na ação de extensão curricular pretendeu-se ir ao encontro do PEE e criar condições de interligação entre alunos, professores e encarregados de educação. No que diz respeito às atividades de natureza científico-pedagógicas, abordamos um modelo de ensino dos jogos desportivo coletivos (JDC) (ação individual) e a ginástica escolar (ação coletiva), procurando sensibilizar os participantes para estas temáticas.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/738
dc.language.isoporpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispor
dc.titleRelatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castropor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoCatarinaAbreu.pdf
Size:
2.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: