Publication
Projecto curricular de escola, um desafio à organização curricular da escola: um estudo em escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da RAM
dc.contributor.author | Gouveia, Maria Fernanda Baptista Pestana | |
dc.date.accessioned | 2010-10-22T14:56:15Z | |
dc.date.available | 2010-10-22T14:56:15Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description.abstract | A presente investigação analisa de uma forma crítica e fundamentada as perspectivas conceptuais das práticas desenvolvidas por um grupo de docentes do 1º ciclo do ensino básico, no âmbito da reorganização curricular decretada pelo Decreto-Lei nº6/2001 relativamente a este nível de ensino, procurando compreender até que ponto o Projecto Curricular de Escola serviria de instrumento na gestão flexível do currículo. A indispensável recolha de dados com vista a este estudo baseou-se numa metodologia do tipo qualitativo, consubstanciada pela análise de conteúdo de documentos escritos relativos a projectos Curriculares de Escola e de entrevistas semi-directivas efectuadas a um grupo representativo de docentes do 1ºCEB em escolas a tempo inteiro. O trabalho desenvolvido permitiu-nos perceber que algumas escolas estão a trilhar um caminho na procura de novas formas de acção pedagógica e organizacional, conducentes a melhorias das ofertas educativas proporcionadas aos alunos, enquanto outras mantêm-se passivas e inalteradas, ou porque preferem o conforto do comodismo ou porque não sabem o que fazer. De qualquer forma, evidenciou-se a necessidade premente de apostar em estratégias de supervisão e de formação contínua centradas nas práticas dos professores, para dar significado à sua profissionalidade docente, possibilitando práticas inovadoras propícias à construção de um projecto escolar com sentido para crianças diferentes numa escola para todos. | por |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Jesus Maria Sousa | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/94 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade da Madeira | por |
dc.title | Projecto curricular de escola, um desafio à organização curricular da escola: um estudo em escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da RAM | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Gouveia | |
person.givenName | Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia | |
person.identifier.ciencia-id | F011-DC6A-C754 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8354-5046 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
relation.isAuthorOfPublication | 78799a45-0439-4121-bac7-e46485f897b2 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 78799a45-0439-4121-bac7-e46485f897b2 |