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Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório tem como tema “O Ensino da Matemática num Percurso Curricular
Alternativo” e foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo
do Ensino Básico e Secundário, da Universidade da Madeira, no ano letivo 2011/2012.
Os alunos que frequentam um Percurso Curricular Alternativo (PCA) encontram-se
dentro da escolaridade obrigatória mas apresentam insucesso escolar repetido e, a maioria,risco de abandono escolar. Além disso, registam dificuldades na aprendizagem o que provoca desmotivação, baixa autoestima e falta de expetativas face ao futuro. Assim, é necessário que os professores consigam motivá-los, diversificando as atividades, relacionando-as, sempre que possível, com o dia-a-dia.
O estudo realizado incidiu sobre duas turmas de 3º ciclo, uma de 8º ano e outra de
9º ano. Sugeriu-se à turma de 8º ano, uma atividade de investigação sobre o tarifário de telecomunicações, mais barato e adequado ao perfil de cada um, incentivando os alunos à procura da informação necessária, à análise e crítica da mesma e, por fim, à tomada de decisão. À turma de 9º ano foi sugerido um trabalho de pesquisa com a finalidade de relacionarem a matemática escolar com a matemática utilizada pelos pedreiros.
Para estudar e compreender como os alunos aprendem matemática, relacionando a
cultura do quotidiano com a cultura escolar, explorarei a importância da investigação na
Educação Matemática Crítica e na Etnomatemática.
Description
Keywords
Percurso curricular alternativo Matemática Educação matemática crítica Etnomatemática . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia