Dissertações de Mestrado
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Browsing Dissertações de Mestrado by advisor "Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de"
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- Aprendizagem dos estudantes com "altas habilidades" no contexto da inovação pedagógica: estudo de uma práticaPublication . Lucena, Jojemima Estevão de Mesquita; Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes; Aguiar, Maria da Conceição Carrilho deBuscando analisar a temática “altas habilidades”, este trabalho de pesquisa teve como objetivo compreender a prática pedagógica do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), da Prefeitura do Recife-PE/Brasil, tendo como parâmetro a questão da inovação pedagógica. De natureza qualitativa, a pesquisa foi realizada com os professores do NAAH/S, onde, inicialmente, focamos o olhar para a totalidade desse espaço, no que se refere à origem e ao funcionamento da instituição, a proposta pedagógica e ao modelo de atendimento dos estudantes com altas habilidades. Paralelamente à coleta dos dados, fomos nos aproximando do objeto pesquisado, por meio do estudo da prática de uma professora que desenvolve atividades com estudantes com altas habilidades na área de robótica. Esse momento foi fundamental para o desenvolvimento da pesquisa, pois tivemos oportunidade de ficar frente a frente com as experiências de aprendizagem vivenciadas pela professora e os estudantes. Para analisarmos e descrevermos os significados da realidade estudada utilizamos, na coleta de dados, a entrevista semi-estruturada, o questionário, a observação participante, o grupo focal, fotos e consultas documentais. Na análise dos dados, articulada à pesquisa bibliográfica, observamos que a prática estudada desvela um fazer pedagógico pautado em “mudanças” que valorizam o conhecimento como ferramenta essencial ao desenvolvimento das habilidades dos estudantes. No entanto, ao estarem no ambiente escolar, esses estudantes sentem-se desmotivados, revelando sentimento de frustração e fracasso nas áreas acadêmica, socioafetiva e pessoal, por não terem suas necessidades educacionais atendidas. Outra questão revelada trata da desarticulação da escola no acompanhamento da aprendizagem dos estudantes encaminhados para o NAAH/S, gerando uma fragmentação no atendimento a esses estudantes. Por fim, diante dos desafios e das limitações dos atores envolvidos nessa prática, os conflitos vivenciados e as questões apontadas possibilitaram reflexões instigantes sobre a temática “altas habilidades”, proporcionando disponibilidade e abertura para a construção de uma prática inovadora.
- A representação social dos professores da prática do letramento na educação infantil do município de Lagoa do CarroPublication . Santana, Ana Teresa de; Brazão, José Paulo Gomes; Aguiar, Maria da Conceição Carrilho deEste estudo buscou analisar a Representação Social dos professores da prática do letramento na Educação Infantil; relacionar as representações sociais acerca do letramento da educação infantil e inovação pedagógica e identificar se essas representações orientam suas práticas em prol da construção do conhecimento da criança através da prática do letramento. O referencial orientador da investigação é a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. Assim como vários estudiosos do Letramento e Inovação Pedagógica, o objeto deste estudo foram tomados como referências no intuito de compreender a representação da relação entre a teoria e a prática bem como implicações para uma inovação pedagógica. No percurso metodológico, optou-se por uma abordagem qualitativa, por trazer uma descrição dos fenômenos apresentados no contexto, e que, de acordo Minayo (2001), nas Ciências Sociais, ocupa-se com um nível de realidade que não pode ser quantificado, por conseguinte trabalhando com o universo de significados, aspirações, motivos, valores, crenças e atitudes. O campo da pesquisa configurou-se em duas escolas da Rede Pública Municipal da cidade de Lagoa do Carro – Pernambuco/Brasil. Os participantes foram quarenta e quatro sujeitos entre eles trinta e cinco professores, quatro supervisores e cinco coordenadores pedagógicos. Os instrumentos utilizados para coleta e geração dos dados foram questionário, entrevista semi-estruturada e observação participante, os quais foram tratados pela análise de conteúdo proposto por Bardin (2010). Os resultados do estudo apontaram para a compreensão de uma prática que tem no letramento uma representação social de ser um processo de aquisição de leitura e escrita, tendo como inovação a utilização de métodos ou técnicas, revelando que o processo de formação não atingiu os aspectos necessários para caracterizar uma prática educativa inovadora em que o papel do professor seria de propor ambientes favoráveis a uma aprendizagem atuando como mediador e ao mesmo tempo de ser um aprendiz ao considerar a capacidade de reflexão apresentado pelas crianças, diferenciando de um paradigma fabril que persiste na organização tradicional das escolas.