Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
785.49 KB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Este estudo buscou analisar a Representação Social dos professores da prática do letramento
na Educação Infantil; relacionar as representações sociais acerca do letramento da educação
infantil e inovação pedagógica e identificar se essas representações orientam suas práticas em
prol da construção do conhecimento da criança através da prática do letramento. O referencial
orientador da investigação é a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. Assim
como vários estudiosos do Letramento e Inovação Pedagógica, o objeto deste estudo foram
tomados como referências no intuito de compreender a representação da relação entre a teoria
e a prática bem como implicações para uma inovação pedagógica. No percurso metodológico,
optou-se por uma abordagem qualitativa, por trazer uma descrição dos fenômenos
apresentados no contexto, e que, de acordo Minayo (2001), nas Ciências Sociais, ocupa-se
com um nível de realidade que não pode ser quantificado, por conseguinte trabalhando com o
universo de significados, aspirações, motivos, valores, crenças e atitudes. O campo da
pesquisa configurou-se em duas escolas da Rede Pública Municipal da cidade de Lagoa do
Carro – Pernambuco/Brasil. Os participantes foram quarenta e quatro sujeitos entre eles trinta
e cinco professores, quatro supervisores e cinco coordenadores pedagógicos. Os instrumentos
utilizados para coleta e geração dos dados foram questionário, entrevista semi-estruturada e
observação participante, os quais foram tratados pela análise de conteúdo proposto por Bardin
(2010). Os resultados do estudo apontaram para a compreensão de uma prática que tem no
letramento uma representação social de ser um processo de aquisição de leitura e escrita,
tendo como inovação a utilização de métodos ou técnicas, revelando que o processo de
formação não atingiu os aspectos necessários para caracterizar uma prática educativa
inovadora em que o papel do professor seria de propor ambientes favoráveis a uma
aprendizagem atuando como mediador e ao mesmo tempo de ser um aprendiz ao considerar a
capacidade de reflexão apresentado pelas crianças, diferenciando de um paradigma fabril que
persiste na organização tradicional das escolas.
Description
Keywords
Educação infantil Letramento Inovação pedagógica Representação social Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Centro de Ciências Sociais