Browsing by Author "Almada, Lisandra Carina Duarte"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A relação da comunicação parento-filial e do uso problemático de internet no desempenho académico no Ensino SuperiorPublication . Almada, Lisandra Carina Duarte; Portugal, Alda Patrícia MarquesA adultez emergente é um estádio de desenvolvimento individual e familiar, com características e tarefas normativas específicas, entre as quais a transformação da relação paisfilhos. É também um estádio onde o desempenho académico continua a ser amplamente valorizado (com um crescente acesso dos jovens ao ensino superior), tendo de ser gerido com o uso massificado das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC). Desta forma o presente estudo propôs-se a descrever e analisar a relação entre a utilização das TIC, a comunicação parento-filial e o desempenho académico numa amostra de estudantes do ensino superior. A investigação adotou uma abordagem quantitativa transversal, do tipo comparativo e correlacional. A amostra foi constituída por 201 estudantes do ensino superior, com idades entre os 18 e os 29 anos. Os instrumentos de avalização utilizados foram o Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Caracterização do Contexto Académico e da Utilização das TIC, a Escala do Uso Generalizado Problemático da Internet 2 e Escala de Avaliação da Comunicação Parento-Filial - Adultos Emergentes. Os resultados sugerem que jovens com uso problemático de internet para fins não académicos tendem a referir pior comunicação com os seus pais, especialmente com o pai. Verifica-se, também, uma relação positiva entre o uso excessivo de internet e a perceção de mau desempenho académico. Estes resultados serão úteis não só a profissionais que trabalham com adultos emergentes, como também aos próprios jovens, alertando para as consequências nefastas, em termos relacionais como também académicos, do uso problemático de internet.